Dinheiro

Carga tributária

A base da arrecadação no Brasil é mais forte na chamada tributação indireta, ou seja, embutida em alimentos ou bens de consumo.


Mais resultados: 1 2 3 4 5 6
Comentários dos leitores
Rones Silva (2) 13/10/2009 20h27
Rones Silva (2) 13/10/2009 20h27
O ministro Temporão tem procurados os parlamentares (PMDB e PE) para defenderem a aprovação da nova CPMF. Tentem imaginar o "toma lá dá cá" que vai resultar destas negociações. sem opinião
avalie fechar
O fato é que a CSS seria, como foi a CPMF, uma fonte de recurso seguro e de arrecadação relativamente simples, aumentando os encargos, que já são elevados para o contribuinte, mas sem provê-lo com quaisquer compensações. Este atalho de menor esforço tem resultado num fato relaxador das aspirações pela reforma fiscal/tributária há muito tempo. Uma das conseqüências da postergação da reforma é a manutenção das "máquinas de desvios", que estrangulam o caixa do estado e produzem toda sorte de dificuldades para a Nação. Necessitamos de um freio de arrumação fiscal e tributária e acabar com tantos impostos. Dessa maneira, então seria aceitável, aplicar-se o mecanismo de arrecadação de um imposto único, que poderia ser inspirado no modelo de arrecadação da CPMF. De outra maneira, é melhor ignorar mais essa criação extempoânea e redundante que deseja o governo. sem opinião
avalie fechar
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h01
Hilton Leonel (6) 08/09/2009 18h01
Chega Sr. Temer já não chega de tanto imposto, o povo Brasileiro é totalmente contra este absurdo, e
o PMDB esta sempre ao lado do governo para prejudicar o povo. QUE SAUDADE DE ULISSES GUIMARÃES. Este éra o PMDB de antigamente.
sem opinião
avalie fechar
Elaine Guedes (4) 08/09/2009 14h51
Elaine Guedes (4) 08/09/2009 14h51
EU QUERO QUE O GOVERNO PROVE, ONDE QUE A SAÚDE BRASILEIRA MELHOROU QUANDO OCORRIA A COBRANÇA DE CPMF.
FAÇA-ME O FAVOR, JÁ ESQUECERAM DOS HOSPITAIS SEM MÉDICOS,REMÉDIOS E SEM CONDIÇÕES DE ATENDER A POPULAÇÃO?
QUE TAL UM CORTE NA FOLHA DE PAGTO DO GOVERNO,COMO FAZ AS EMPRESAS PRIVADAS QUANDO NECESSITAM DE CASH,VCS DEVERIAM REVERTER PARA A SAÚDE, A POPULAÇÃO ACHARIA ÓTIMO E DIGNO!
3 opiniões
avalie fechar
JOSÉ MARIA CANCELLIERO (3) 08/09/2009 14h45
JOSÉ MARIA CANCELLIERO (3) 08/09/2009 14h45
Mais uma vez, ameaçam mexer no bolso do cidadão, aumentando sua carga tributária cujo peso é insuportável.O brasileiro suplica por menos impostos. O governo anseia por mais tributos. É nítido o choque entre as necessidades do povo e os interesses dos nossos governantes. 3 opiniões
avalie fechar
Igor Bevilaqua (653) 03/09/2009 19h49
Igor Bevilaqua (653) 03/09/2009 19h49
Não precisamos de "NOVA CPMF"..., precisamos que se "ROUBE MENOS"..., o dinheiro vai sobrar. 3 opiniões
avalie fechar
sergio barbosa (169) 22/07/2009 20h47
sergio barbosa (169) 22/07/2009 20h47
Sr Miguel .
Tens razão.
Sp na contramão.
Agora eles passam recibo do superfaturamento dos pedágios daqui.
Tem um na Airton Senna que, duma hora prouta, preço reduzido em 50%.
Temos de trocar essa caixa preta, desses exploradores do povo paulista.
Já que não dá pra ser com pt, que venha qualquer coisa...esses já meteram a mão no meu bolso. demais.demais.
Essa da antecipação tributária vixe....engodo....
Enquanto se reduz no federal aqui se antecipa:
E O CUSTO FINANCEIRO DISSO...
QUAL OTÁRIO PAGA você em antecipado????
Logo vendem uma empresa ou outra do estado,
Qdo estoura o orçamento......., se não tiver mais empressa paulista,,,aumenta imposto......ou multa até a mãe com carrinho de supermercado...pra grana entrar e tapar a má adminstração...se não é?
Claro que é.
Icms de carro : roubo: 18 a 27%.
de gasolina: roubo: 35%.
o banespa já foi.
nossa caixa já foi.
vendem até a ............(não falo senão não sai).
Mas é a verdade.
5 opiniões
avalie fechar
ireny vaz (43) 10/07/2009 22h05
ireny vaz (43) 10/07/2009 22h05
EXPRESSÃO "QUINTO DOS INFERNOS"
Relação com o pagamento de 20% sobre a lavra qdo Brasil colônia.
O brasileiro sempre fora esfolado via impostos.
Aqui, exeto qdo colônia e império, a carga tributária esteve sempre diretamente ligada a rolagem da dívida pública.
De D. Pedro até Itamar A dívida pública alcançou o montante de 80 Bi.
Foram 5 séculos pra atingir esse patamar (sem TROCADILHOS: até ITAMAR).
Ao fim disso a carga atingiu 24% do pib
O quinto dos infernos já tava no QUARTO do inferninho ( ou quase isso).
EXPRESSÃO "QUINTO DOS INFERNOS", que nascera qdo colônia, teve seu ápce, recentemente.
Pós Itamar, conduzido, pelas suas mãos, fomos agraciados com a era apagônica. vulgo era fhc.
Surfou na boa onda do planos real que nascera no governo ITAMAR, arquitetado pelo economista-acadêmico BACHA e sua equipe, lançado sob RÍCUPERO como ministro da fazenda.
Como dito, surfou no 1º mandato.
Em seu 2º mandato, achando que surfaria por sua própria onda: naufragou:
Passamos a ter 2 quintos (dos infernos).
Pós desmandos administrativos em infra-estrutura e política fiscal/monetária a proer ops proeza:
a dívida pública EXPLODIU dos 80 Bi, pra
950 Bi. fez em 4 anos o que não se conseguiu fazer em 5 séculos.
CARGA TRIBUTÁRIA saiu de 24 pra quase 40% do pib potanto: 2 QUINTOS.
NÃO É UM INFERNO?
15 opiniões
avalie fechar
Otávio Teixeira Campos (25) 08/07/2009 12h33
Otávio Teixeira Campos (25) 08/07/2009 12h33
Este aumento da carga tributária não é nenhuma novidade. Já era esperado, até porque, quando acabaram com a CPMF o desgoverno tratou de aumentar o IOF. Já pensaram se a CPMF existisse ainda, oficialmente. Para mim, a CPMF existe ainda, só que escondida ou diluída dentro de outros impostos que aumentaram. E, por "coincidência" os gastos da presidência da república com cartões corporativos aumentaram. Não é incrível isto. Enquanto nós ralamos muito para ter um mínimo de dignidade neste "país", mesmo ganhando baixos salários, somos obrigados a pagar impostos nefastos, a sustentar esta classe política que nada produz, além das taxas de juros criminosas. E, então pergunto: Até quando teremos de aturar os sucessivos escândalos deste desgoverno, não se esquecendo do que o seu FHC e os outros governos anteriores fizeram? O que mais me aborrece é a passividade do povo brasileiro diante do escárnio destes políticos com o erário público. Ou seja, é dinhero público para sustentar gastos privados. E os gastos da presidência, assim como o dos "congressistas", na sua grande maioria são privados, mas com o nosso dinheiro. Como esta é uma prática antiga o que está aparecendo agora, graças à imprensa é só a revelação do que já acontecia desde o fim do regime militar, que também não era santo. Só nos resta protestar nas ruas (o que não acontece devido a passividade do povo), ou então, usar a internet para alertar a todos, já que 2010 vem aí, e que a "justiça" - MPF, STF, CGU, TCU são inúteis. 1 opinião
avalie fechar
Alexandre Borsato (8) 07/07/2009 12h39
Alexandre Borsato (8) 07/07/2009 12h39
Seria cômico não fosse trágico. Ainda não consegui compreender que incentivos o governo têm dado às entidades estudantis que não mostram mais sua cara contra tanta coisa errada nos últimos anos:
a) Carga tributária nas núvens e serviços públicos opositalmente abaixo da linha da degradação, da pobreza, da dignidade. Resumo: temos que pagar duas vezes para termos um mínimo de dignidade.
b) Mensalão, dólar na cueca, dancinha da pizza, baba ovo de ditadorizinhos merracas do cone sul, ali Dirceu babá e seus 40 ladrões, apoios a Jader Barbalhos, José Sarneys, Opportunity, BRT + o famoso menino prodígio (empresário mais bem sucedido da década), marolinha, relaxa e goza (e as vítimas de acidentes e seus parentes cada vez mais inseguros);
c) declarações que deixam nosso país circulando nos meios de chacotas pelo resto do mundo
d) incremento absurdo da máquina, principalmente com gastos não produtivos, que não geram e não alimentam o futuro e a clara ausência de uma política de longo prazo para sanear as contas públicas;
e) comprimissos estranhos e mal definidos com os movimentos de Sem Terra
f) ausência de política objetiva e factível para diminuição das dependências de assistêncialismos como o Bolsa Família por exemplo ...
Onde estão as entidades estudantis e outras que um dia fizeram a diferença neste país?
4 opiniões
avalie fechar
cid costa (5) 07/07/2009 12h23
cid costa (5) 07/07/2009 12h23
Seria interessante se soubermos definir quanto desta carga tributária corresponde a Municípios, Estados e União, pois recentemente o Governador José Serra, disse que, o IPI, quando redizido pelo Governo Federal, impacta em 60% ao Estados e Municípios, portanto ficou claro que neste caso, 40% da arrecadação vai para a União e 60% para Estados e Municípios. No caso dos combustíveis a proporçaõ parece que é de 75% para Estados e 25 % PARA A uNIÃO. 1 opinião
avalie fechar
Geraldo Buss (349) 07/07/2009 12h16
Geraldo Buss (349) 07/07/2009 12h16
Carga tributária bate recorde! O sr. Lula quando em campanha por 20 anos sempre criticou a enorme carga tributária deste país. Em seu governo, em vez de fazer aquilo que discursava por vinte anos, a carga tributária vem batendo recordes. A justificativa é que as empresas estão lucrando mais, as famílias estão gastando mais e por este motivo a carga tributária está subindo. Como disse o missivista Holandes neste espaço - pagar imposto e ter retorno não é ruim. Mas em um país onde não existe política para a saúde pública, naõ existe honestidade com os programas de aposentadoria( muda-se ao bel prazer de quem está no poder!), não existe segurança pública, não existe educação, ter uma das mais altas cargas tributárias do mundo é encher o caixa de contas paralelas de nossos políticos. Governo estuda reduzir os encargos sobre a folha de pagamento em 2010 - porque somente em 2010? Temos eleição ! Assim o trabalho poderá ser enganado mais uma vez pensando que o atual governo pensa nele. Nos últimos anos o IRPF só aumentou e surripiou os trabalhadores. Votem neste governo e continuarão a ver estes escândalos. Mudança em todos os setores públicos é que deveriamos exigir. 3 opiniões
avalie fechar
javier tomasella (10) 07/07/2009 12h14
javier tomasella (10) 07/07/2009 12h14
muito interessante o estudo do ipea sobre o efeito da eliminação do confins sobre o índice de gini, muito maior que os programas assistenciais. usando o método científico, demonstra de que a afirmação feitas dias atrás pelo Presidente Lula sobre as supostas vantagens de programas sociais pelo alegado impacto sobre o consumo não se apoiam em evidências técnicas. 1 opinião
avalie fechar
javier tomasella (10) 07/07/2009 12h04
javier tomasella (10) 07/07/2009 12h04
concordo plenamente com os comentários do marc referentes a carga tributária.
entretanto, o cerne do problema está na qualidade da representação política, que decorre do baixo nível de informação da população e da má qualidade da educação pública, que torna um 70 % da população em analfabetos funcionais.
visto de que é a população carente e pior informada quem mais sofre da falta de qualidade da representação política, o problema pode ser reduzido conscientizando a população de que é necessário prestar mais atenção na hora do voto. se o brasil melhorar a qualidad de seus representantes, não há dúvidas de que no curto prazo o país se torna um global player, independentemente quem for o partido no governo.
1 opinião
avalie fechar
JOSE MOTTA (11) 07/07/2009 11h58
JOSE MOTTA (11) 07/07/2009 11h58
Razão para o José Alenxandre. Poruque os ouros que falam tão mal da carga tributária paulista mão se informam na carga tributária federal? Esqecem que São Paulo em as melhores escolas,hospitais, estradas,...do Brasil e America Latina.E outros o que tem de bom? E o Federal? Para ter estrada boa também está privatizando.Acorda Brasil.Povo sem cultura nunca vai ser primeiro mundo. 1 opinião
avalie fechar
Ademir Dupim (3) 07/07/2009 11h56
Ademir Dupim (3) 07/07/2009 11h56
A comporação da carga tributária com outros paises, deve ser feita aliada as informações de educação, saúde, segurança e saneamento básico. Pois, pagar muito ou pouco tributo, não é a principal questão. Mas como se investe no retorno ao cidadão. 1 opinião
avalie fechar
JOSE MOTTA (11) 07/07/2009 11h28
JOSE MOTTA (11) 07/07/2009 11h28
Quanta ingonarancia em relaçãoa ao sistema tributário. Os Estados so tem praticamewnte o IMCS. O governo Federal mias de 30 impostos que os ignorantes não sabem. O que pensam em tributar com imposto de renda salario acima de R2000,00? E a aliquota de 27,5 %. E o INSS, 20 % da empresa e 8 a 11 % do funcionário: Estudem tributação 1 opinião
avalie fechar
José Alexandre (4) 07/07/2009 11h27
José Alexandre (4) 07/07/2009 11h27
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u591729.shtml
Recomendo aos petistas que eliam esta repostagem da Folha Online onde a própria RF (comandada pelo PT) é quem fala do aumento da arrecadação. Inclusive o que mais cresce é o IRPF que tira dinheiro do trabalhador.
2 opiniões
avalie fechar
marc boncz (12) 07/07/2009 11h21
marc boncz (12) 07/07/2009 11h21
Sou Holandes e a principio não acho carga tributaria alta ruim por definição. Em Holanda a carga é mais alta ainda. Mas... este é um pais onde educação é de gaça (e obrigatório) até 16 anos, há universidade publico para todos (26% da população está com educ. superior completa), não há buracos no asfalto, seguro desemprego de 70% do ultimo salario, serviço publico de saude que funciona, asfalto sem buracos e mais. Todo que aqui, além dos tributos, se tem que pagar privado. Para chegar no mesmo nivel de serviços, o custo chega a um nivel bem maior que em Holanda.
Principal causa disso é o desperdicio no ambito da Legislativa, pois no executivo sempre faltam recursos. Podemos dizer o seguinte: a causa de um carga tributaria europeu com nivel de serviços africano é no desperdicio pelos politicos (aquela farra que percebemos diariamente nos jornais). Ta na hora de, por lei, limitar os recursos da legislativa e judiciaria, que estão governando só por si mesmo.
Estuda qual percentagem da arrecadaão um pais como Alemanha gasta com isso e fixa um teto comparável em lei. Assim vai sobrar muito para o executivo oferecer serviços de qualidade para a sociedade.
O problema não é a arrecadação alta. O problema é que o dinheiro arrecada é desperdiçada. Se alguem tinha feito algo em respeito, este pais já era pais do primeiro mundo faz 10 anos.
A ditadura acabou mas ou menos na época que o leste europeu se livrou dos Russos. Lá, melhorou muito neste tempo. E aqui?
16 opiniões
avalie fechar
miguel barbosa (63) 05/07/2009 20h15
miguel barbosa (63) 05/07/2009 20h15
Em tempos de crise o estado de sp esfola o contribuinte, veja:
""Sonegação de ICMS não explica todo o aumento de arrecadação, dizem empresas"".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u590909.shtml
Aqui, pelos comments, os inteligentes e bem informados, já exprimem o descontentamento pra com a adimnistração deste estado. Deus nos livre dessa pervesidade administrativa em ãmbito federal.
Enquando o governo federal alivia a carga sp na contramão.UM roubo um imposto encralacado disfarçadamente nos produtos da ordem de 18 a 35%...roubo.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (111)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca