Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Inflação

Os preços têm registrado alta nos últimos meses no país segundo uma série de índices. A expectativa do governo é que a taxa termina dentro da meta, que é um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos para cima ou para baixo. A previsão é que é praticamente nula a probabilidade de a inflação ficar acima da margem superior da meta.
Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos
Comentários dos leitores
vitor hugo (3) 02/01/2010 18h59
vitor hugo (3) 02/01/2010 18h59
Engraçado a politica energetica deste pais, estive em juiz de fora mg, todo o mes de dezembro e os jornais de la anunciam para janeiro (me parece dia 19/2010 a ida do LULA PARA INAUGURAR A CONVERSÃO DE UMA USINA TERMO ELETRICA QUE ERA A GAS PÁRA ALCOOL (NÃO ME ENGANO) !
FAÇO O SEGUINTE RACIOCINIO: SE EM SÃO PAULO JA ESTA DESVANTAJOSO SENDO O MAIOR ESTADO PRODUTOR COM MALHA RODOFERROVIARIA FUNCIONAL E CUSTOS CONTROLADOS , COMO ENTÃO TRANSFORMAR A MATRIZ ENERGETICA DE GAS PARA ALCOOL NA TERMELETRICA COM RELAÇÃO CUSTO BENEFICIO VANTAJOSO? Por favor folha não deixe de acompanhar este evento perguntando aos responsaveis esta matematica esclarecendo me!!!
14 opiniões
avalie fechar
Olmir Antonio de Oliveira (118) 02/01/2010 09h36
Olmir Antonio de Oliveira (118) 02/01/2010 09h36
A respeito da produção de etanol. As questões estão para serem postas, discutidas, mas principalmente praticadas. Existe uma fonte para geração de mais de um bilhão de dolares, ou talves chegando ao equivalente ao que o brasil exporta de carne "aves, ou bovina", dinheiro, recursos , rendas, que sequer estão sendo geradas.
È possivel a partir de pequenas ações, e procedimentos, em atos dos produtores de etanol e até mesmo dos de alimentos, a partir de itens usualmente descartados e ou que até viram contaminantes do meio ambiente. exemplos, cascas de e intens impróprios ao consumo, de cereais diversos, do café, de frutas, Até o proprio bagaço da cana poderia e deveria passar por mais um processo, o simples e tradicional, e se obteria mais algo parecido com mais dez porcento de etanol. Mas o proprio processo de produção, o aerobico, deve ser melhor aproveitado "algo parecido poderia se adotar ao produtivo de polpa para produção de papel, inclusive extraido certo volume de metanol do sistema, na criação de animais, procedimentos simples e bastante conhecido, usando "coifas metalicas ou de lona, exaustores",e sistema de estocagem poderia se produzir significativo volume de gas metano, que poderia ser multiplas aplicações, principalmente para geração de elétricidade. Aliviando o meio ambiente desses gases, e inclusive melhorando para as pessoas questões de contaminação por ordores, uma redução, exemplos não faltão destas contaminações, rodovias e regiões altamente prejudicadas..
2 opiniões
avalie fechar
Klebert Soares (63) 01/01/2010 12h35
Klebert Soares (63) 01/01/2010 12h35
Lembro que o lulla dizia antes da "descoberta" do pré-sal, que o presidente do Brasil seria o "Xeque Verde" e que o etanol seria o combustível do futuro do Brasil e deu um monte de incentivos para os usineiros. Depois de toda essa politicagem do cumpanhêro, ele simplesmente largou à revelia o mercado do etanol e agora os usineiros fazem o que querem com os preços. Muito obrigado cumpanhêro! Espero que você e seu partido sejam enxotados do poder em 2010! 19 opiniões
avalie fechar
Ricardo Rezende (7) 01/01/2010 12h12
Ricardo Rezende (7) 01/01/2010 12h12
E TEM GENTE QUE ACHA QUE O BRASIL É UM PAÍS SÉRIO. COMBUSTIVEL É QUESTÃO DE SEGURANÇA NACIONAL. E O EXECUTIVO ..... ???? 5 opiniões
avalie fechar
Olmir Antonio de Oliveira (118) 01/01/2010 10h14
Olmir Antonio de Oliveira (118) 01/01/2010 10h14
A respeito do mercado do etanol. Não basta ter boas idéias, inventos, criações, é preciso saber como fazer para "vingar", durar, renovar objetivos, dar sustentabilidade, a nivel de consumo e ou econômica, até a nivel de conceituação e aceitação popular. O próprio etanol tem exemplo clarissimo em passado não muito distante (todos compravam carro a alcool, por oportunismo, ou por problemas de produção, houveram problemas graves, filas, .....problemas. Queimaram a imagem, a opinião pública ficou bastante contrária...). Poderia exemplificaroutros casos com outros produtos, horticulas, e outros.... a pricipio pensaão em ganhar muito, acabam não vendendo, existindo até nova formação de opinião a respeito da conveniencia de consumir tal tipo de item. A titulo de imagem e conceituação, visando o futuro da "industria" do "sistema atual". È hora de os própios produtores adotarem em suas instalações adaptações que permitam uso de pelo menos mais uma matéria prima. No sul teriam itens de baixa produtividade, mas itens que são descartados e ou memos até quimados "Exemplo casca de arroz", no norte itens sobrando da produção de frutas.... Até possibilidades de silirialidade, exemplifico produtora de certos tipos de alimentos poderiam com pequenos investimentos aproveitar, otimizar seus processos produtivos, gerar novas receitas..... Certo é que se os produtores conseguirem queimar a imagem que estão tendo no mundo afora, será muito dificil e caro recuperar...... sem opinião
avalie fechar
Saulo Mundim Lenza (678) 01/01/2010 09h41
Saulo Mundim Lenza (678) 01/01/2010 09h41
O álcool combustivel só compensa se custar 50% do preço da gasolina.
Mesmo batizada com álcool (25%) e sabidamente ser um produto de péssima qualidade a gasolina ainda compensa, e muito no rendimento kmxcusto.
Portanto seja inteligente abasteça sómente com gasolina.
5 opiniões
avalie fechar
Romero de Oliveira (39) 31/12/2009 22h56
Romero de Oliveira (39) 31/12/2009 22h56
Tudo isso acontece porque o preço do açucar está em alta no mercado mundial. Os usineiros deixaram de produzir alcool e passaram a produzir açucar para exportar e conseguir maiores lucros! O resto é conversa fiada! Mas no Brasil aceita-se tudo e então eles declaram que o problema foi criado pelo excesso de chuva etc e tal. Quem tiver carro flex passe a usar gasolina e pronto!!!! 8 opiniões
avalie fechar
Roberto Terribile (129) 31/12/2009 17h27
Roberto Terribile (129) 31/12/2009 17h27
Bem,em setembro o alcool passa a ser chamado de etanol, acho que melhor seria ' ETA NOIS ', e fumar não pode, só pode levar... 6 opiniões
avalie fechar
João João (36) 31/12/2009 16h27
João João (36) 31/12/2009 16h27
É PENA QUE NÃO SEJA POSSÍVEL REALMENTE EXPRESSAR O SENTIMENTO DA MAIORIA DESSES COMENTÁRIOS, A FOLHA NÃO PODE SE RESPONSABILIZADA PELO LINGUAJAR QUE REALMENTE GOSTARIAMOS DE UTILIZAR, MAS PODEMOS UTILIZAR OUTROS CARACTERES ? SR. MODERADOR DA FOLHA, DEIXA PASSAR DESSA FORMA AQUI ? - POLITICOS FILHOS DE &*&*¨*¨*¨, VÃO ARRUMAR UM EMPREGO NA INICIATIVA PRIVADA E SEJAM DEMITIDOS POR SUA INCOMPETÊNCIA *&¨%%¨& E DESONESTIDADE. PRÁ QUE TEMOS DE SUSTENTAR ESSA &&*¨%$%$¨¨* DE FOSSA CHAMADA DISTRITO FEDERAL ONDE UM BANDO DE DESOCUPADOS *&&$#$$%&¨MAMA DESCARADAMENTE COM SALÁRIOS PORNOGRÁFICOS PARA ABSOLUTAMENTE NADA FAZER. PQ TENHO DE SUSTENTAR MAIS 8.000 VEREADORES *&¨*¨¨***¨* QUE NÃO PEDI PARA TER ? PQ NÃO SE TEM PLEBSCITO NESSA **&(*(*(*(* DE PAÍS PARA SABER SE QUERO TRABALHO VOLUNTÁRIO PARA VEREADORES ? PQ QUANDO ESSES SENHORES DO ENGENHO VÃO PASSAR O CHAPÉU EM BRASÍLIA, ESSA ME*(*(¨¨¨&&* DE GOVERNO NÃO COBRA MAIS COMPROMETIMENTO COM O MERCADO INTERNO ? AH... VÃO À MER%$$%%% !!! ARRUMEM UM PASTO PARA CARPIR (COM A BOCA), PQ COM ENXADA NÃO TEM CAPACIDADE INTELECTUAL PARA TANTO. 12 opiniões
avalie fechar
Edson Oliveira (3) 31/12/2009 15h28
Edson Oliveira (3) 31/12/2009 15h28
A culpa é, sim, do governo.
A busca desenfreada por lucros pode retornar os preços do etanol para patamares justos com medidas muito simples, e de pleno conhecimento e de aplicação imediata pelo governo. Uma delas é determinar para a Petrobras a redução de 1% da adição do etanol na gasolina, que possui estoques gigantescos, com sobras de produção. Se os usineiros não ficarem "sensibilizados" com a medida, é só reduzir 5, 10 ou 20%. Rapidamente os estoques vão aparecer, e o mercado vai se regular automaticamente. Portanto, a decisão de conter o aumento abusivo do etanol está totalmente nas mãos do governo. Agora é preciso adivinhar quem tem vontade política e coragem para tomar estas ações.
14 opiniões
avalie fechar
Concordo plenamente com todos depoimentos, porem,
Aleguem sabe em quem votou, sabe reclamar para seu politico em vez de falar aos quatro ventos?Chega de nhe,nhe,nhe,nhe. Este pais tem de ter atitude,onde se proibe jornal de falar no "filho d..Sarney,o que esperar falta pouco pra vira Pais 'BOLIVARIANO'. FUI
11 opiniões
avalie fechar
JOHN WAGNER PRATES (14) 31/12/2009 14h25
JOHN WAGNER PRATES (14) 31/12/2009 14h25
Realmente, culpar somente o governo e o restante do Poder Público das sacanagens contra a população seria muito injusto. Impossível se convencer e aceitar esse absurdo do preço do álcool. Não dá para aceitar, esses usineiros fazem o que querem, se estivessem na Venezuela o governo já teria intervido e confiscado o produto. Esses usineiros paulistas do sertão são uns mortos de fome, safados, aproveitadores. Espero que o governo tome uma decisão contra esses contraventores dos direitos do consumidor. Imaginem só, o país maior produtor de álcool. Quanta ironia! Quanta filha da pu.. gem! O povo tá fud. e mal pago. Vocês usineiros, com suas desculpas esfarrapadas, que escravizam os bóias-frias, não valem o feijão que comem. Mal o salário-mínimo aumentou e vejam quantos produtos já aumentaram. Pelo que vejo, 2010 não será diferente, mais imjustiças sociais, privilégios para os pactuados do diabo, mais favelados, também pudera, os preços dos serviços públicos é algo de país ,ilionário (1o mundo). Aqui só é primeiro mundo para cobrar bem caro ao povo, em contrapartida, nada de real de retorno. Vai povo burro e idiota, é o que pensam os detentores do podre poder! Feliz Ano Novo, se possível! 5 opiniões
avalie fechar
johnnie perillo (19) 31/12/2009 14h21
johnnie perillo (19) 31/12/2009 14h21
tá cheio de pasto improdutivo que devem sem convertidos em canavial e assim aumentar a oferta do álccol, gasolina agora é retrocesso. o futuro tende ao vegetarianismo 2 opiniões
avalie fechar
Stone Rêgo (1) 31/12/2009 14h19
Stone Rêgo (1) 31/12/2009 14h19
Ora vejamos: (Maranhão Gas:2,40 Alc: 1,95)
Um carro flex 1.0 andando até 100 km/hora faz entre dez e onze quilômetros com um litro de álcool e cerca de treze quilômetros com um litro de gasolina.
O mesmo carro 1.0 com motor a gasolina faz 17 km com um litro. Alguém poderia me dizer aonde está a vantagem de se comprar um carro flex? Tenho um Corsa ano 2001 que faço 15km/L na cidade, e meu pai tem um Siena 1.8 flex que faz 7,5 Km/L, quase o consumo de um antigo Ômega 4.1. Estou pensando em trocar de carro agora no inicio de ano e não tenho mais opção que não seja Flex, estou pensando em comprar um Semi-Novo apenas gasolina pra fugir desse Mico. Quando as Montadoras resolveram mudar tudo pra flex esqueceram do Nordeste (com razão pois somos minoria) que o álcool é caro aqui.
3 opiniões
avalie fechar
Sigolfo Sievers (15) 31/12/2009 14h13
Sigolfo Sievers (15) 31/12/2009 14h13
Vejo muitos comentários sobre inflação, como tudo neste País é manipulado pelo governo, a inflação não podería deixar de ser tambem, pois ela é projetada, estipulada com 1 (um) ano de antecedencia, e muito raro ela sair do estipulado, e é justamente aí que reside a polemica em torno das perdas de poder aquisitivo dos aposentados, e outras categorías que tem seus reajustes pelo índice da inflação. Sobre o preço do alcool, no governo anterior ainda existía o estoque regulador do próprio governo para amenizar o efeito da subida de preços do combustível na entresafra, agora nem isso, hoje se fala muito, se faz muito pouco. 2 opiniões
avalie fechar
Ricardo Mokdici (1) 31/12/2009 13h51
Ricardo Mokdici (1) 31/12/2009 13h51
Concordo plenamente com o internauta Silvio Mendonça, na verdade quase tudo esta em nossas maos, so fossemos uma naçao mais unida e responsavel, ja estariamos agindo contra esses aumentos abusivos entre outros assim como os IPVAs da vida. Vamos nos un ir e deixar de abastecer com alcool e nossa esperança....nossos vizinhos Argentinos por bem pouco ja fizeram muito mais, e claro que tem uma pequena diferença...eles sao descendentes de quem??????? 5 opiniões
avalie fechar
José Alberto (345) 31/12/2009 13h07
José Alberto (345) 31/12/2009 13h07
Gente nossa inflação está a mais de 50% não sejamos otimistas quanto a marolinha, isso é coisa dos politicos incompetentes, aparencia não ajuda em nada tem so que ter mais atitudes e beneficios pois uma divida ativa de mais de 5 trilhões não é tão facil de pagar acredite quem quiser, todos os roubos que acontecem nesse governo é que o mesmo se prepara para dar o fora do BRASIL caso as coisas não ocorram a seu modo, isso evita criticas a incompetencia.... 4 opiniões
avalie fechar
José Alberto (345) 31/12/2009 12h50
José Alberto (345) 31/12/2009 12h50
Sr. Ibraim, o sr não percebeu depois que o lulala se aliou a esse corposculo venezuelano e ao tal montanhes boliviano,essa parte de gas não é mais o mesmo que controla estamos a merce deles, então qq brasileiro que usar gas metanol e outros tipos de combustiveis estão ajudando o lulala com suas esmolas....no caso do alcool os usineiros fazem o que querem pois dizem que o açucar subiu e o alcool´é para a exportação cade o governo nisso é aquele que só dá dinheiro publico a incompetentes..... 5 opiniões
avalie fechar
Sílvio Mendonça (1) 31/12/2009 11h56
Sílvio Mendonça (1) 31/12/2009 11h56
Vamos ser realistas... Tudo o que acontece neste pais colocamos a culpa em nossos governantes, não os estou defendendo, muito pelo contrário, estou incluindo-os nisto pois eles se aproveitam deste nosso defeito e fazem politicagem com esses temas. Falar de mesalão, de panetone, de anão, de sangue-suga... parece piada. QUANDO CRIAREMOS VERGONHA E COMEÇAREMOS A FAZER NOSSA PARTE REALMENTE? Se o alcool está caro, NÃO COMPRE, se um banco é ruim, NÃO ABRA UMA CONTA NELE... etc, etc, etc. LEMBREM-SE: Nós somos os culpados. Pelo nosso comodismo, nossa aceitação, nossa cumplicência. VAMOS FAZER A NOSSA PARTE. 22 opiniões
avalie fechar
Olmir Antonio de Oliveira (118) 31/12/2009 11h33
Olmir Antonio de Oliveira (118) 31/12/2009 11h33
A respeito de questões de abastecimento e produção de etanol. O brasil desenvolveu um sistema renovavel de combustiveis, em especial o do etanol (e recentemente adotando o biodiesel e em andamento o bioquerozene), foram grandes passos, mas á muito tempo já se faz sentido se ter opções para fontes de produção, materia prima. Poderia se produzir em escalas menores, usando diversos produtos, inclusive itens que atualmente são descartados para o lixo, cereais diversos, frutas diversas, uva, cacau, coco, ... pseudofrutos do cajú.... casca de frutas, banana.... raises, mandioca, tutberculos, batatas diversas... Certo que com o tempo se encontraria alternativas viaveis, e dando mais oportunidades a diversos tipos e portes de produtores e ou em diversas regiões do país. Diversidade pode dar bons resultados aos diversos niveis e ao país, inclusive evitado este tipo de ocorrência. A se calcular inclusive em termos de sustentabilidade e redução de poluição e devastação do meio ambiente....... 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (300)
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página