Saiba mais

Documentos necessários

Quem pode aderir

Condições para adesão

Possibilidades de resgate

Os custos envolvidos

Os riscos que serão assumidos

Perguntas e respostas

Vejas as taxas cobradas pelos fundos

Mercado aposta que governo não vai deixar ação cair

SILVIA FREGONI
do FolhaNews, em São Paulo

O mercado financeiro aposta que o governo jamais vá deixar as ações da Petrobras despencarem. Se precisar, vai entrar comprado os papéis para manter a cotação. O governo vai fazer de tudo para manter a salvo a experiência piloto de pulverizar em milhares de investidores ações de estatais.

A demanda pelos Fundos Mútuos de Privatização que participarão da oferta pública da Petrobras poderá superar os R$ 3,1 bilhões direcionados pelo FGTS para a aplicação em ações, segundo expectativa do mercado.

O governo deverá vender todo o lote ofertado de 28,48% do bloco de controle da Petrobras e o sucesso da operação se dará, principalmente, pela possibilidade de utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Segundo analistas, a procura pelos fundos deve aumentar com a campanha publicitária que a estatal deve massificar nos últimos dias para adesão. Para a analista do setor de energia da corretora Planner, Wanh Jiang Horng, os fundos com uso do FGTS chamam atenção pelo desconto de 20% no preço da ação.

Ela acredita que o bom histórico da Petrobras também é um atrativo para os investidores. "A empresa tem anunciado investimentos agressivos." Horng disse que as ações da Petrobras devem fechar o ano com valorização superior à da Bolsa de Valores de São Paulo.

Até sexta-feira, o papel ordinário da estatal acumulava alta de 31,9% no ano, enquanto o preferencial tinha valorização de 18,64%. Já o Índice Bovespa registrou alta de apenas 2,97% no mesmo período.



Enquete

E você?
Confia na Petrobras
para aplicar
seu suado FGTS

Artigos

Mercado especula com ação de Petrobras na véspera de leilão

Ações da Petrobras podem despencar, alerta analista

Para mercado, governo não vai deixar trabalhador perder dinheiro

Fique de olho na taxa de administração

Medo de ser manipulado faz trabalhador desistir da Petrobras

Fundos reduzem taxas de administração

Fundos têm forte procura

Centrais sindicais divergem sobre uso do FGTS