Akira Kagami fala sobre os comerciais de 15 segundos
da AdVertica
Se já é difícil vender uma marca em 30 ou 60 segundos imagina com 15. É com esse tempo que a maioria das agências japonesas têm que trabalhar, e com isso vendem praticamente qualquer tipo de produto.
Para explicar o fenômeno, Akira Kagami, diretor de Criação da Dentsu, apontou durante sua palestra, os ingredientes essenciais para vender uma idéia em 15 segundos, usando criatividade e branding.
Um das principais dúvidas é por que os anunciantes americanos evitam tanto estes tipos de comerciais.
Segundo Kagami, eles acreditam que o formato não é financeiramente válido e que é muito difícil passar a informação com precisão dentro deste prazo. "No Japão esse formato funciona porque os custos são muito acessíveis", diz Kagami.
Os japoneses assistem a quatro comerciais em um minuto.
Ele disse ainda que "a comunicação mais curta reflete no avanço da criatividade na publicidade".
Durante sua apresentação, o diretor de criação mostrou alguns exemplos destes comerciais. Para ele a chave de tudo é uma mensagem simples, repetindo sua veiculação o máximo possível, especialmente quando se trata de histórias mais complexas.
Como com a maioria dos mercados, o consumidor mais jovem pode ser atingido de uma maneira mais rápida. Por outro lado, a geração mais velha necessita de uma aproximação mais clássica, com emoções humanas.
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