Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 16h08

Construção de casas nos EUA cai em agosto pelo segundo mês consecutivo

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O índice de construção de casas nos EUA caiu 1,3% em agosto nos EUA, marcando o segundo mês consecutivo de queda, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Departamento do Comércio dos EUA.

O índice anunciado hoje ficou ligeiramente acima da queda de 1,5% referente a julho, em um sinal, segundo analistas, de ligeiro esfriamento no mercado imobiliário dos EUA.

Alguns analistas vinham esperando um ligeiro recuo no superaquecido mercado imobiliário norte-americano, mas não esperam uma repetição do estouro da bolha nos mercados de ações ocorrido em 2000.

A construção de casas no país registrou a taxa anualizada de 2,01 milhões de unidades no mês passado, o oitavo dos últimos nove meses em que o número anualizado de novas casas se manteve acima dos 2 milhões de unidades.

As baixas taxas hipotecárias no país têm favorecido o desempenho do mercado imobiliário. A política de altas de juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano), no entanto, pode vir a pôr fim às baixas taxas. O banco elevou sua taxa de juros hoje pela 11¦ vez, para 3,75%.

A passagem do furacão Katrina pelo sul do país no mês passado deve afetar negativamente, ao menos no curto prazo, com a interrupção da atividade de construção e nas vendas de imóveis na região. Para o fim deste ano e ao longo de 2006, no entanto, a expectativa é de que a retomada das atividades na região anime novamente o mercado.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mercado imobiliário nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página