Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2005 - 17h39

Lula diz que gripe do frango preocupa mais do que aftosa

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado que considera mais preocupante a chegada da gripe aviária ao Brasil do que o recente surgimento de um foco de febre aftosa no Mato Grosso do Sul.

"O que me preocupa agora é a febre [gripe] aviária, porque essa parecia que não ia chegar no Brasil e agora já há sinais de que está na Colômbia", disse Lula na saída do Colégio Fonseca, em Salamanca (Espanha), após as reuniões da 15ª Cúpula Ibero-Americana.

Lula justificou sua afirmação lembrando que a aftosa é um caso "isolado", que afeta apenas algumas centenas de cabeças de gado, num rebanho que tem 200 milhões de cabeças.

"É muito pouco diante do tamanho do rebanho brasileiro", disse. Enquanto isso, lembrou, que a gripe do frango pode matar seres humanos se constitui em um problema mais grave.

"Nós precisamos tomar muito cuidado (...). Essa é grave, porque essa mata gente", afirmou Lula. O presidente disse que o governo já está discutindo providências contra a doença, como a compra ou eventual fabricação de vacinas.

Lula também negou que o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, esteja ameaçando demitir-se. "Há uma diferença entre o que eu leio e o que eu converso com o Roberto Rodrigues", disse o presidente.

Hoje, Lula segue para Roma, na Itália, para participar das comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação.

Prevenção

O Gabinete de Segurança Institucional divulgou hoje nota para informar que o Ministério da Saúde já está elaborando um plano de prevenção à gripe do frango que consiste em produzir vacinas e adquirir insumos para a fabricação de remédios.

O plano será depois submetido à análise do grupo técnico de biodefesa, que já se reuniu no último dia 13 para avaliar medidas preventivas contra a doença. Depois disso, o plano ainda deverá ser aprovado por Lula.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe do frango
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página