Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2005 - 11h03

MS lidera crescimento do PIB com produção de grãos, diz IBGE

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O crescimento da produção de soja de 23% e da produção de milho de 34% favoreceu o desempenho econômico de todos os Estados da fronteira agrícola em 2003, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O plantio e o cultivo de grãos levaram a um aumento na taxa de crescimento real (em volume) destes Estados. O melhor resultado foi alcançado por Mato Grosso do Sul, com crescimento real de 7,8%, influenciado pela produção de soja e milho. Além do crescimento da produção, o resultado foi afetado pela fraca base de comparação de 2002, quando o desempenho do Mato Grosso do Sul ficou abaixo dos demais Estados da fronteira agrícola.

A soja alavancou o desempenho do Estado do Piauí, que registrou uma taxa de crescimento real de 6%, a melhor desde 1994. O cultivo da soja cresceu 238% em 2003 no Estado e já representa o terceiro produto mais importante do Piauí. Os efeitos da produção de soja atingiram também o Maranhão. O Estado teve o segundo melhor resultado desde 1993 e o quarto de toda a série. A soja é hoje o produto mais importante da agricultura do Estado.

Se no Mato Grosso do Sul o avanço na taxa de crescimento real foi motivado pela agropecuária, Amazonas (6,4%) e Acre (5,8%) que tiveram o segundo e o quarto melhores resultados foram alavancados pela indústria.

O Amazonas cresceu impulsionado pela indústria de transformação, com taxa de crescimento de 10% nesse ano, com destaque para o setor de eletroeletrônicos, que cresceu 55%. O setor industrial representa 50% da economia amazonense e acumulou expansão de 550% no acumulado da série (1985-2003).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre participação no PIB
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página