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07/11/2005
-
15h26
da Folha Online
O governo gastou apenas 27% dos investimentos previstos para 2005 em infra-estrutura. A conclusão é da Abdib (Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base) que fez estudo com base nos orçamentos de seis ministérios.
Segundo o levantamento, dos R$ 5,76 bilhões autorizados pelo Ministério da Fazenda para o ano, somente R$ 1,55 bilhão foi gasto até novembro.
O estudo realizado pela Abdib analisou o orçamento de investimento dos ministérios Integração Nacional, Cidades, Minas e Energia, Comunicações, Meio Ambiente e Transportes e excluiu os orçamentos das estatais federais e verbas com custeio.
Segundo o levantamento, o ministério cuja execução orçamentária está mais adiantada é o de Transportes: dos R$ 3,93 bilhões autorizados, com 30,6% ou R$ 1,21 bilhão efetivamente liquidado.
Para o presidente da Abdib, os números mostram que a escassez de investimento público nos setores de infra-estrutura está além da falta de recursos.
"Esse ritmo é um pouco da causa da situação da malha rodoviária, onde 72% dos 82 mil quilômetros dela estão em estado de conservação péssimo, ruim ou deficiente", afirma Paulo Godoy, presidente da Abdib.
Levantamento recente da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e do Sebrae mostra que as rodovias e a infra-estrutura de um modo geral são o principal fator de perda de competitividade da indústria brasileira.
Governo gastou só 27% de investimento em infra-estrutura, diz Abdib
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O governo gastou apenas 27% dos investimentos previstos para 2005 em infra-estrutura. A conclusão é da Abdib (Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base) que fez estudo com base nos orçamentos de seis ministérios.
Segundo o levantamento, dos R$ 5,76 bilhões autorizados pelo Ministério da Fazenda para o ano, somente R$ 1,55 bilhão foi gasto até novembro.
O estudo realizado pela Abdib analisou o orçamento de investimento dos ministérios Integração Nacional, Cidades, Minas e Energia, Comunicações, Meio Ambiente e Transportes e excluiu os orçamentos das estatais federais e verbas com custeio.
Segundo o levantamento, o ministério cuja execução orçamentária está mais adiantada é o de Transportes: dos R$ 3,93 bilhões autorizados, com 30,6% ou R$ 1,21 bilhão efetivamente liquidado.
Para o presidente da Abdib, os números mostram que a escassez de investimento público nos setores de infra-estrutura está além da falta de recursos.
"Esse ritmo é um pouco da causa da situação da malha rodoviária, onde 72% dos 82 mil quilômetros dela estão em estado de conservação péssimo, ruim ou deficiente", afirma Paulo Godoy, presidente da Abdib.
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