Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2005 - 11h49

Trabalhadores da Volks fazem manifestação por PLR em São Bernardo

Publicidade

da Folha Online

Cerca de 7.000 funcionários da Volkswagen fizeram hoje manifestação em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, pelo pagamento da PLR (Participação nos Lucros ou Resultados).

Eles deixaram a fábrica de Anchieta por volta das 8h e caminharam por quase quatro quilômetros pela rodovia Anchieta até o centro da cidade de São Bernardo, onde fizeram manifestações até as 11h.

A greve para o pagamento da PLR é a segunda maior da história da montadora e a primeira para reivindicar bônus pela performance. Ao todo foram 24 dias parados, sendo 17 dias úteis e só perde para a greve de 1985, que durou 51 dias.

As negociações entre trabalhadores e montadora estão paralisadas. Os trabalhadores alegam que a montadora descumpre ordem judicial ao não pagar os salários e descontar ilegalmente os dias parados --24 dias, sendo 17 dias úteis de paralisação.

No último dia 10, o TRT-SP determinou que a PLR para os trabalhadores na unidade seja de R$ 4.750. A Volks entrou com recurso no TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Francisco Duarte de Lima, o Alemão, há poucas chances de acordo. "Estamos sem esperança e esperamos que o TST siga a decisão do TRT-SP", disse.

A juíza Wilma Nogueira de Araújo Vaz da Silva determinou na semana passada que o Ministério Público do Trabalho apure se a Volkswagen descumpriu decisão judicial e não pagou a funcionários.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a greve na Volkswagen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página