Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2005 - 13h10

Justiça recusa pedido de prisão do presidente da Volks no Brasil

Publicidade

da Folha Online

A Justiça recusou pedido apresentado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de prisão do presidente da Volkswagen do Brasil, Hanz Cristhian Maergener, por descumprimento de ordem judicial.

A juíza Dora Vaz Treviño, presidenta do TRT-SP (Tribunal Regional do
Trabalho em São Paulo), indeferiu a expedição de mandado de prisão e também o pedido de penhora dos bens da montadora porque a mesma decisão judicial ainda está sendo questionada no TST (Tribunal Superior do Trabalho, instância superior ao TRT-SP).

Na ação, os trabalhadores alegam que a montadora descumpre ordem judicial ao não pagar os salários e descontar ilegalmente os dias parados durante greve considerada não-abusiva e realizada entre setembro e outubro.

No último dia 10, o TRT-SP determinou que a PLR para os trabalhadores na unidade seja de R$ 4.750. A Volks entrou com recurso no TST questionando o valor.

A juíza Dora Vaz Treviño chegou a encaminhar o processo para que o Ministério Público do Trabalho desse seu parecer. A Procuradoria recomendou que a Justiça rejeitasse o pedido de prisão do presidente da Volks, mas aceitasse a penhora dos bens da empresa para o pagamento das obrigações salariais.

Ainda hoje, representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Volkswagen do Brasil devem se encontrar com o presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, para uma tentativa de conciliação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a greve na Volkswagen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página