Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2005 - 09h01

Veja raio-x da rede Sonae no Brasil, comprada hoje pelo Wal-Mart

Publicidade

da Folha Online

O grupo varejista português Sonae vendeu à rede americana Wal-Mart as 140 lojas que possuía no Brasil, nos setores de hipermercados (bandeira Big), supermercados (bandeiras Mercadorama e Nacional) e de atacado (bandeira Maxxi).

A rede chegou ao Brasil no final dos anos 80, por meio de uma "joint venture" com a empresa gaúcha Josapar.

Em 1998, a Sonae se associou à empresa Cândia Mercantil Norte Sul, em São Paulo, criando um novo grupo, o Sonae Distribuição Brasil, e adquiriu ainda a rede Mercadorama, do Paraná.

No final de janeiro de 1999, o grupo Sonae ampliou sua presença no sul do país, com as aquisições das redes Exxtra Econômico e Nacional, no Rio Grande do Sul, e Coletão e Muffatão, no Paraná.

A Sonae também possui postos de combustíveis, com a rede Big Posto, e os restaurantes Sabor Nacional e Big Sabor (estes apenas no RS).

Em parceria com a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), do RS, a rede criou um curso superior de gastronomia e, com a PUC, também no RS, criou uma empresa de desenvolvimento de software em Porto Alegre, a Tlantic.

Em 2004, a Sonae criou cerca de 23 mil empregos diretos e outros 8,2 mil indiretos.

Leia mais
  • Gigante Wal-Mart compra lojas do Sonae no Brasil por R$ 1,7 bi

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Wal-Mart
  • Leia o que já foi publicado sobre a Sonae
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página