Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2005 - 21h28

Petrobras sobe no ranking da PIW e é a 14ª empresa de petróleo do mundo

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

A Petrobras subiu uma posição no ranking das maiores empresas de petróleo do mundo, passando da 15ª para a 14ª colocação segundo ranking elaborado pela Petroleum Intelligence Weekly (PIW), publicação especializada no setor de petróleo.

Considerando apenas as empresas de capital aberto (com ações negociadas em bolsas de valores), a estatal brasileira sobe para a oitava colocação no ranking. O levantamento da PIW aponta as 50 maiores e mais importantes empresas do setor, após a análise das informações de 130 companhias referentes ao ano das companhias no ano de 2004.

Ao elaborar o ranking, a PIW considera seis critérios distintos da atuação das empresas. A comercialização de produtos e a capacidade de refino renderam à estatal brasileira as melhores colocações (7ª e 11ª, respectivamente).

Na produção de petróleo, a Petrobras ficou em 16a lugar, considerando uma prdução de 1,649 milhões de barris/dia. Em reservas de gás, a Petrobras ficou em 33o lugar, mas na produção de gás ocupou a 23a colocação As reservas de 9,945 bilhões de barris contabilizadas em 2004 renderam à estatal o 17o lugar no ranking mundial.

Comparada às demais companhias, a Petrobras foi obteve o 11o maior lucro líquido e ativos totais. Já as receitas da empresa ocuparam a 17a colocação no mundo.

As 50 empresas listadas no ranking da PIW são responsáveis por 3/4 do suprimento mundial de óleo e gás. A publicação destaca que, após perderem espaço recentemente para grandes empresas privadas, as estatais de petróleo voltam a se destacar no cenário mundial. Entre essas estatais, destacam-se a PetroChina, a Petrobras, a ONGC (Índia) e a Petronas (Malásia).

Confira as 15 maiores empresas do ranking: Saudi Aramco (Arábia Saudita), Exxon Mobil (USA), PDVSA (Venezuela), NIOC (Irã), BP (UK), Royal Dutch Shell (UK/Holanda), Total (França), Chevron (USA), Pemex (México), PetroChina (China), ConocoPhillips (USA), Sonatrach (Argélia), KPC (Kuwait), Petrobras (Brasil) e Pertamina (Indonésia).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Petrobras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página