Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2006 - 12h02

EUA podem entrar em recessão em 2007, diz Soros

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O megainvestidor George Soros, 75, disse nesta segunda-feira que o Federal Reserve (Fed), o BC americano, pode errar o alvo em sua política de juros, causando deflação dos preços dos imóveis e jogando o país em uma recessão em 2007.

Uma queda de preços dos imóveis no país poderia estar associada a um declínio do dólar, o que minaria o trabalho do Fed de realizar um "pouso suave" (soft landing) na economia, disse Soros em um evento em Cingapura.

Soros acrescentou que espera que a taxa de juros do Fed atinja um pico de 4,75% --a taxa está hoje em 4,25%-- antes de começar a retroceder, mas o banco já estaria atrasado em avaliar o momento de interromper o ciclo de altas de juros, dando margem a uma chance "razoavelmente significativa" de um "pouso forçado" (hard landing).

"Se os preços dos imóveis continuarem a esfriar enquanto as taxas [de juros] estiverem caindo, isso poderia resultar em um pouso forçado (...) É por isso que espero que ocorra uma recessão em 2007, não em 2006."

O banco iniciou o ciclo de altas em junho de 2004, quando a taxa estava em 1% ao ano. O Fed elevou seus juros em todas as suas 13 reuniões realizadas desde então. No mês passado, no entanto, o banco indicou que o ciclo de altas pode estar perto do fim.

Soros lembrou também que as economias da Europa e do Japão ainda não estão recuperadas o suficiente para contrabalançar o impacto de uma recessão dos EUA. "A Europa cresce relativamente bem (...) mas um pouso forçado nos EUA estará associado a uma queda do dólar que acabaria por afetar a economia européia."

O investidor disse que o mercado imobiliário nos EUA, um dos principais fatores por trás do forte consumo nos EUA, atingiu seu pico e está em processo de queda de preços.

Um modo de lidar com uma desaceleração da economia global seria impulsionar a demanda em países asiáticos e em outras regiões em desenvolvimento.

Outros dois riscos à economia mundial atualmente são a guerra dos EUA ao terror e o aquecimento global.

"O erro mais grave [dos EUA] foi declarar a guerra contra o terror. Hoje, a maioria dos americanos entende que a administração Bush nos tirou do caminho", disse. A emissão de poluentes deveria ser penalizada, disse Soros, ao invés de, como no atual sistema, premiar as empresas que reduzem suas emissões.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre George Soros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página