Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2006 - 14h48

Ford vai demitir até 30 mil pessoas e fechar 14 fábricas

Publicidade

da Folha Online

A fabricante norte-americana de veículos Ford Motor --segunda maior dos EUA-- informou nesta segunda-feira que irá fazer um corte de 25 mil a 30 mil funcionários em sua força de trabalho e desativar 14 fábricas até 2012 como parte de um plano de reestruturação.

As medidas pretendem reverter o prejuízo de cerca de US$ 1,6 bilhão registrado nas operações da empresa na América do Norte. O corte de empregos representa uma redução de 20% a 25% da força de trabalho (de cerca de 122 mil trabalhadores) da Ford Motor na região.

A desativação das fábricas irá eliminar capacidade para produzir 1,2 milhão de veículos. A Ford tem capacidade atualmente para construir 4,5 milhões de veículos por ano na América do Norte em 43 três unidades de produção de peças e de montagem.

O plano, chamado pela Ford de "Way Forward" ("Caminho à Frente"), pretende fazer a companhia voltar à lucratividade até 2008. O plano ainda pretende reduzir custos de material em até US$ 6 bilhões até 2010.

As unidades a serem desativadas até 2008 são as linhas de montagem em Saint Paul (Minnesota); Wixom (Michigan); Atlanta (Georgia); Saint Louis (Missouri); e Windsor (Província de Ontário, no Canadá). A produção na fábrica de Saint Thomas (também em Ontário) será reduzida a um único turno.

Outras duas unidades de montagem a serem desativadas serão escolhidas ainda neste ano, informou a Ford. As sete restantes não foram anunciadas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Ford tem crescimento de 19% em lucros no quarto trimestre

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Ford
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página