Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2006 - 13h49

Gastos em construção civil nos EUA batem recorde em 2005

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

Os gastos em construção civil nos EUA registraram alta em dezembro e impulsionaram o total de gastos no setor em 2005 também para um patamar recorde, informou nesta quarta-feira o Departamento do Comércio dos EUA.

Segundo o departamento, os gastos na construção civil subiram 1% em dezembro do ano passado, com participação maior do governo no resultado. Para o ano, a construção de casas, escritórios auto-estradas e outros projetos atingiram o recorde de US$ 1,120 trilhão, 8,9% acima do recorde anterior --de 2004, US$ 1,028 trilhão.

O mercado imobiliário nos EUA tem registrado intensa atividade nos últimos anos nos EUA, impulsionado pelas baixas taxas de hipoteca praticadas nos mercados.

Para 2006, no entanto, a previsão dos economistas é de que o setor registre desaceleração, devido ao aumento que as hipotecas têm registrado, devido às altas de juros no país. O Federal Reserve (Fed, o BC americano) elevou ontem sua taxa de juros para 4,5% ao ano --foi o 14º aumento consecutivo, na tentativa de conter pressões inflacionárias no país.

A expectativa quanto ao novo presidente do Fed, Ben Bernanke (que assumiu hoje o cargo), é de que sua primeira reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês, que ajusta a taxa de juros do banco) traga mais um aumento --para 4,75% ao ano--, para mantê-la neste patamar por todo o ano.

O impactop sobre as hipotecas, neste caso, seria menor, e o efeito no setor imobiliário seria mais brando. Se os juros continuarem a subir, no entanto, o mercado imobiliário pode registra queda acentuada --provocanmdo o estouro da bolha formada no setor.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mercado imobiliário nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página