Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2006 - 08h37

UE deve aplicar tarifas contra calçados da China e do Vietnã, diz comissário

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O comissário da União Européia (UE) para o Comércio, Peter Mandelson, propôs nesta quinta-feira que sejam aplicadas tarifas sobre as importações de calçados da China e do Vietnã. Mandelson afirmou que há provas "convincentes" de que os dois países asiáticos praticam "dumping" (preço aquém do valor de custo para ganhar o mercado) nos mercados europeus.

Em comunicado, Mandelson propôs a aplicação de tarifas, que chegariam a até 20%, que seriam elevadas progressivamente, durante cinco meses. Se aprovada pelos países-membros do bloco, os calçados chineses e vietnamitas podem ser tarifados a partir de abril.

A Comissão Européia (braço executivo da UE) havia informado na segunda-feira que iria recomendar à UE a aplicação de medidas antidumping contra fabricantes da China e do Vietnã de calçados de couro, acusadas de contar com subsídios estatais injustos.

A comissão avaliou que as empresas chinesas e vietnamitas não atenderam a definição européia de comércio justo, já que recebem financiamento barato dos governos de seus países, pagam aluguéis baratos pelos prédios onde estão instaladas e contam com isenções fiscais.

É a segunda vez em que as autoridades européias têm de se posicionar contra a China em caso de dumping --o primeiro se referia ao setor têxtil, invadido, segundo Europa (e também os EUA) pelos produtos chineses. Os europeus impuseram à China tarifas sobre 10 categorias de produtos têxteis até 2007.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre exportações da China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página