Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2006 - 16h20

Microsoft anuncia reorganização de divisão do Windows

Publicidade

da Folha Online

A gigante americana da indústria de software Microsoft anunciou nesta quinta-feira uma reorganização de sua divisão Windows, subdividindo-a em oito grupos.

A divisão de Plataformas e Serviços, que inclui o Windows e o serviço online MSN, será composta por oito grupos --alguns novos, outros já existentes. O vice-presidente da empresa Steven Sinofsky irá chefiar um dos grupos, o Windows e Windows Live, além de assumir a responsabilidade por planejar versões futuras do Windows.

A mudança ocorre depois de a empresa ter adiado o lançamento da nova versão do sistema --o Windows Vista-- para janeiro de 2007.

Outros grupos irão se concentrar no sistema operacional, em produtos para negócios online e em servidores e ferramentas de software.

O vice-presidente da divisão de Plataformas e Serviços, Jim Allchin, irá se aposentar em 2007. Até lá, ele e outro alto executivo da empresa, Kevin Johnson, irão chefiar a divisão e acompanhar a finalização do Windows Vista.

A indicação de Sinofsky é parte de uma transformação mais ampla do grupo Windows empreendida por Johnson, recentemente apontado pelo executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, para chefiar uma divisão que inclui tanto o Windows quanto o MSN.

Em setembro do ano passado, a Microsoft anunciou uma reestruturação para reduzir a burocracia e aumentar a capacidade da empresa de competir. A reestruturação transformou as sete unidades operacionais da empresa em três divisões.

Windows Vista

O lançamento do Windows Vista estava previsto para chegar aos usuários domésticos ainda no segundo semestre deste ano. Em seu comunicado sobre as alterações no cronograma de lançamento, a companhia também afirmou que uma versão corporativa da plataforma deverá ser disponibilizada em novembro de 2006.

O sistema, no entanto, deveria ter sido lançado em 2005. Por conta de diversas modificações, a empresa divulgou o segundo semestre de 2006 como possível período de lançamento, antes de fazer esta nova alteração no cronograma.

Allchin disse que as mudanças no programa estão relacionadas principalmente à segurança oferecido pela plataforma. "Temos um controle rígido de qualidade para os produtos que oferecemos no mercado", afirmou.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Windows Vista
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página