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10/04/2006
-
20h05
CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não aprovou o compartilhamento de vôos entre Varig e OceanAir. A agência não informou os motivos técnicos que levaram à decisão, mas prometeu para esta terça um parecer técnico e jurídico sobre o caso.
O acordo previa que as despesas como leasing, combustível ou manutenção, fossem assumidas pela OceanAir. Se o acordo fosse fechado, a OceanAir entraria com as aeronaves e a Varig, com os passageiros.
A OceanAir é uma empresa do grupo Sinergy, presidido pelo empresário boliviano naturalizado brasileiro German Efromovich. Além da brasileira, o grupo é dono das companhias aéreas Avianca, na Colômbia, Wayra Air, no Peru, e Vipsa, no Equador.
Pelo acordo fechado com a Varig, a OceanAir assumiria, durante 90 dias, as despesas operacionais dos vôos compartilhados, como leasing, combustível ou manutenção. Como a Varig está com aviões parados por falta de manutenção, seus passageiros voariam nas aeronaves da companhia parceira, que detém 0,6% do mercado interno.
Na sexta, o presidente da Varig, Marcelo Bottini, pediu ajuda do governo na negociação com os credores. A empresa, que deve R$ 7 bilhões e está em recuperação judicial, pretende levar ao BNDES proposta para que o banco a ajude a sair da crise.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se disse contrário a socorrer a Varig. Já a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou que um plano federal para a empresa será concluído na semana que vem.
Colaborou a Folha de S.Paulo
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a proposta de acordo da Varig com a OceanAir
Anac não aprova acordo entre Varig e OceanAir
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da Folha Online, no Rio
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não aprovou o compartilhamento de vôos entre Varig e OceanAir. A agência não informou os motivos técnicos que levaram à decisão, mas prometeu para esta terça um parecer técnico e jurídico sobre o caso.
O acordo previa que as despesas como leasing, combustível ou manutenção, fossem assumidas pela OceanAir. Se o acordo fosse fechado, a OceanAir entraria com as aeronaves e a Varig, com os passageiros.
A OceanAir é uma empresa do grupo Sinergy, presidido pelo empresário boliviano naturalizado brasileiro German Efromovich. Além da brasileira, o grupo é dono das companhias aéreas Avianca, na Colômbia, Wayra Air, no Peru, e Vipsa, no Equador.
Pelo acordo fechado com a Varig, a OceanAir assumiria, durante 90 dias, as despesas operacionais dos vôos compartilhados, como leasing, combustível ou manutenção. Como a Varig está com aviões parados por falta de manutenção, seus passageiros voariam nas aeronaves da companhia parceira, que detém 0,6% do mercado interno.
Na sexta, o presidente da Varig, Marcelo Bottini, pediu ajuda do governo na negociação com os credores. A empresa, que deve R$ 7 bilhões e está em recuperação judicial, pretende levar ao BNDES proposta para que o banco a ajude a sair da crise.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, se disse contrário a socorrer a Varig. Já a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou que um plano federal para a empresa será concluído na semana que vem.
Colaborou a Folha de S.Paulo
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