Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2006 - 17h48

Juiz afasta falência e diz que Varig ainda tem recuperação

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

O juiz da 1ª Vara de Justiça Empresarial do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub, afirmou hoje que, apesar do agravamento da sua crise financeira, a Varig ainda tem chances de recuperação.

Ayoub afirmou que mesmo que a situação da companhia atualmente seja considerada "difícil", a Varig ainda é uma empresa viável economicamente. Disse ainda que não seria "irresponsável" por se adiantar aos fatos e decretar a falência da Varig enquanto ela se mostrar viável.

"A empresa entrou em recuperação judicial há quase um ano porque estava em situação difícil. A situação difícil daquela época é a mesma de hoje, o que não significa que ela não seja viável. Se ela não fosse viável, se não houvesse o mínimo de chance de ela se recuperar, a Justiça fluminense já teria decretado a quebra. Se não decretou, é porque ainda se vislumbra algumas chances de ela se salvar", disse o juiz.

Ele afirmou ainda que "a Varig tem faturamento e um patrimônio considerável. Não fosse assim, não haveria tantas propostas por ela."

O juiz disse que ainda não recebeu a nova proposta de compra da Varig feita pela VarigLog no valor de US$ 400 milhões. Segundo ele, a proposta deve ser encaminhada em primeiro lugar aos credores.

Ayoub afirmou ainda que só se pronunciará a respeito do arresto de bens da Varig determinado pela 14ª Vara de Justiça do Trabalho na semana passada após parecer do Ministério Público. O promotor Gustavo Lunz, que acompanha o processo de recuperação judicial, já afirmou ser contrário à decisão da Justiça do Trabalho.

O juiz afirmou ainda que não recebeu nenhuma petição formal por parte da Varig para um período de carência para pagamento a fornecedores e órgãos estatais, entre outros credores.

Leia mais
  • Entenda a crise que pode levar à paralisação da Varig
  • Funcionários da Varig fazem manifestação no Rio
  • Promotoria defende desbloqueio de bens da Varig

    Especial
  • Confira a cobertura completa da crise da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página