Publicidade
Publicidade
20/04/2006
-
13h00
ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília
O Ministério da Defesa irá propor à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) um plano para que o Brasil possa manter os vôos internacionais mesmo que a crise da Varig se agrave. O ministro Waldir Pires quer realizar uma reunião ainda hoje com a direção da agência e não descartou uma ajuda financeira do governo à companhia aérea.
"A reunião é para propor que o Brasil não perca espaços internacionais. Propor que os aviões voem com segurança e que nós não percamos aviões por falta de pagamentos externos aqui ou ali em arrestos. Vamos propor que os slots [espaços e horários dedicados a cada companhia nos aeroportos] sejam preservados, assegurados", disse.
Sobre a ajuda financeira, ele disse que ela é possível, mas precisa ser feita dentro da lei e que a empresa precisa de um projeto sério de recuperação.
"A posição é que possa existir dinheiro público de forma adequada. Dentro da lei."
Ele lembrou, no entanto, que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem limitações para financiar a Varig, já que falta clareza na capacidade operacional da companhia aérea.
"O governo apóia a Varig, que foi um patrimônio de presença do Brasil no mundo e possa vir a ser preservada. Há um pedaço de tempo (sic) muito grande em que essas coisas não se resolveram, agravaram-se. O governo só pode gastar dinheiro público na forma da lei. Não pode fazer fora da lei", disse.
O presidente do BNDES, Demian Fiocca, já afirmou que o banco pode ajudar a empresa, mas desde que haja um plano que possa ser enquadrado dentro das exigências do banco.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmaram, no entanto, que o dinheiro público não será investido no resgate da companhia e defenderam uma solução de mercado.
Assim como o presidente, Waldir Pires defendeu a possibilidade de que outras empresas façam um aporte na Varig.
"Se estiver legal [o governo ajuda]. Se chegar a uma governança da Varig ou do conjunto de empresas que se componham com a Varig para que a bandeira brasileira em todo o comércio de aviação civil do mundo permaneça presente, respeitada. Claro, insisto, o governo fará o esforço que for possível porque é conveniente isso. Do contrário, o prejuízo já está feito."
Até o momento a única proposta já divulgada para que uma empresa assuma a Varig foi apresentada pela VarigLog, sua ex-subsidiária de cargas, que pode ser comprada pela Volo desde que consiga autorização da Anac.
A Volo é uma empresa constituída no Brasil pelo fundo de investimentos americano Matlin Patterson para a compra da VarigLog.
Como tem sócios brasileiros, a empresa serviria para enquadrar o negócio na legislação do país, que estabelece que estrangeiros não podem ter mais de 20% de uma companhia aérea nacional.
Leia mais
Entenda a crise que pode levar à paralisação da Varig
Planalto pressiona direção da Anac
Especial
Confira a cobertura completa da crise da Varig
Confira a cobertura completa da crise da Varig
Enquete: Você acha que o governo deve ajudar a Varig?
Ministro da Defesa admite ajuda com dinheiro à Varig e defende plano
Publicidade
da Folha Online, em Brasília
O Ministério da Defesa irá propor à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) um plano para que o Brasil possa manter os vôos internacionais mesmo que a crise da Varig se agrave. O ministro Waldir Pires quer realizar uma reunião ainda hoje com a direção da agência e não descartou uma ajuda financeira do governo à companhia aérea.
"A reunião é para propor que o Brasil não perca espaços internacionais. Propor que os aviões voem com segurança e que nós não percamos aviões por falta de pagamentos externos aqui ou ali em arrestos. Vamos propor que os slots [espaços e horários dedicados a cada companhia nos aeroportos] sejam preservados, assegurados", disse.
Sobre a ajuda financeira, ele disse que ela é possível, mas precisa ser feita dentro da lei e que a empresa precisa de um projeto sério de recuperação.
"A posição é que possa existir dinheiro público de forma adequada. Dentro da lei."
Ele lembrou, no entanto, que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem limitações para financiar a Varig, já que falta clareza na capacidade operacional da companhia aérea.
"O governo apóia a Varig, que foi um patrimônio de presença do Brasil no mundo e possa vir a ser preservada. Há um pedaço de tempo (sic) muito grande em que essas coisas não se resolveram, agravaram-se. O governo só pode gastar dinheiro público na forma da lei. Não pode fazer fora da lei", disse.
O presidente do BNDES, Demian Fiocca, já afirmou que o banco pode ajudar a empresa, mas desde que haja um plano que possa ser enquadrado dentro das exigências do banco.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmaram, no entanto, que o dinheiro público não será investido no resgate da companhia e defenderam uma solução de mercado.
Assim como o presidente, Waldir Pires defendeu a possibilidade de que outras empresas façam um aporte na Varig.
"Se estiver legal [o governo ajuda]. Se chegar a uma governança da Varig ou do conjunto de empresas que se componham com a Varig para que a bandeira brasileira em todo o comércio de aviação civil do mundo permaneça presente, respeitada. Claro, insisto, o governo fará o esforço que for possível porque é conveniente isso. Do contrário, o prejuízo já está feito."
Até o momento a única proposta já divulgada para que uma empresa assuma a Varig foi apresentada pela VarigLog, sua ex-subsidiária de cargas, que pode ser comprada pela Volo desde que consiga autorização da Anac.
A Volo é uma empresa constituída no Brasil pelo fundo de investimentos americano Matlin Patterson para a compra da VarigLog.
Como tem sócios brasileiros, a empresa serviria para enquadrar o negócio na legislação do país, que estabelece que estrangeiros não podem ter mais de 20% de uma companhia aérea nacional.
Leia mais
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice