Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2006 - 18h05

Confira a íntegra do bate-papo com Maeli Prado

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo da jornalista Maeli Prado sobre a crise da Varig. Participaram 942 internautas. O texto abaixo reflete a forma como os participantes digitaram.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com a jornalista Maeli Prado, que fala sobre a crise da Varig. Para enviar sua pergunta, selecione o nome da convidada no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:10:07) Maeli Prado: Olá pessoal, vai ser um prazer falar com vocês.
Folha Imagem
Maeli Prado participa de bate-papo da Folha
Maeli Prado participa de bate-papo da Folha


(05:14:58) Paulo.Henrique fala para Maeli Prado: Oi, gostaria de saber sobre a crise sobre os pagamentos atrasados ?

(05:18:35) Maeli Prado: a varig vem pagando os funcionários de forma irregular. o fundo de pensão aerus, dos funcionários, foi liquidado e o último pagamento será o de abril. como o fundo é muito deficitário, os funcionários na ativa provavelmente terão dificuldade de receber (aposentados e pensionistas receberão primeiro)

(05:18:43) ¤Fer¤ fala para Maeli Prado: Olá Maeli.. Afinal, como começou tudo isso na Varig??

(05:22:19) Maeli Prado: Oi Fer, a história é complicada. São vários os motivos, mas um dos principais é a estrutura de gestão da Varig. Ela é comandada por uma Fundação, a Fundação Ruben Berta, que é formada pelos próprios funcionários (que não aprovam corte de custos). Antes do início dos anos 90, a Varig praticamente tinha monopólio do mercado. Com a abertura da economia, veio mais concorrência. Ela não conseguiu se adaptar a mudanças como corte de custos (demissões, por exemplo) e acabou perdendo mercado para companhias mais novas, como TAM, Gol e companhias estrangeiras nas rotas internacionais.

(05:23:07) JONAS fala para Maeli Prado: BOA TARDE , VC NÃO ACHA QUE O GOVERNO ESTA SENDO IRRESPONSÁVEL DEIXAR UM PATRIMONIO DO PAIS IR A RUINA???

(05:25:24) Maeli Prado: jonas, um das principais questões em relação a isso é que uma ajuda financeira à Varig agora não resolveria o problema da empresa. ela tem uma dívida de mais de R$ 7 bilhões....

(05:25:24) Alan fala para Maeli Prado: O que vc acha do futuro da Varig?

(05:26:42) Maeli Prado: incerto, alan...ela pode parar a qualquer momento (a própria diretoria da companhia considerou essa possibilidade há uma semana)...ela tem problemas de caixa seríssimos, e não vem pagando muitos credores

(05:27:10) Daniel fala para Maeli Prado: Gostaria de saber como fica a situação dos aposentados das outras empresas afiliadas a Varig, principalmente em relacao a Varig Log. Os outros fundos de pensão do Aerus estao totalmente cobertos? Porque só falam da Varig e Transbrasil, mas não dos outros planos. Como houve intervenção do SPC e eles informaram que para os outros planos continuaria sendo pago normalmente as aposentadorias, seria valido concluir que estes fundos estão cobertos?

(05:27:43) Maeli Prado: a empresa também não vem pagando muitos fornecedores...

(05:28:41) Alepinheiro fala para Maeli Prado: Foi resolvido o precesso que a Varig tem com a divida de imporsto?

(05:30:30) Maeli Prado: daniel, isso não está claro ainda...de qualquer forma ainda não foi nem confirmada a venda da variglog para outra empresa, a volo

(05:31:14) Maeli Prado: ale, se é o que ela deve para o governo não, ela continua devendo

(05:31:29) luiz_VRG fala para Maeli Prado: Boa tarde, gostaria de saber das perspectivas para a Varig, na sua opnião, o que deve acontecer nas próximas semanas

(05:33:56) Maeli Prado: é difícil saber, luiz...ninguém pediu a falência da Varig, e a própria justiça carioca, que cuida da recuperação judicial dela, declarou que não pretende decretar a falência. mas ela vem voando com cada vez menos passageiros, e com isso tem cada vez menos receita. isso vai complicando cada vez mais o pagamento de fornecedores (combustível, taxas de aeroporto, que aliás ela não está pagando, etc)

(05:33:59) Frede fala para Maeli Prado: a crise atual da varig poderah ocasionar numa paralisaçao?

(05:35:30) Maeli Prado: frede, pode sim...se ela não conseguir se capitalizar, não terá mais como pagar por serviços básicos, como combustível e manutenção das aeronaves

(05:35:37) Marcos Ferrari fala para Maeli Prado: Gostaria de saber se a empresa está com lucro bruto. Não publicam mais o balanço trimestral dela no site da emrpesa.

(05:36:56) viva varig fala para Maeli Prado: O governo não vai dar dinheiro público ele vai pagar aquilo que deve ! Existe uma ação da VARIG já ganha só que nosso governo pensa que pode não pagar

(05:37:41) Lela fala para Maeli Prado: comprei p/ julho passagens da varig p/ miami, e somente paguei a primeira parcela no cheque. Você acha q compensa pagar a multa de cancelamento com pedido de restituição e comprar outra passagem? Tenho receio de que quando chegar julho que estará tudo pago, não consiga viajar sendo que meu prejuízo seria bem maior, pois o cruzeiro contratado tbm estará pago.

(05:39:29) Marcia fala para Maeli Prado: Maeli se a Varig parar de funcionar quais as consequencias q vc acha q irão refletir no mercado aereo? Alguem ira sair ganhamdo individualmente?

(05:42:00) Maeli Prado: oi marcos, desculpa, tivemos um problema aqui. o último balanço dela é de setembro do ano passado, e mostra prejuízo

(05:42:46) Maeli Prado: viva varig, a ação relativa ao congelamento tarifário não foi ganha, está parada no stj

(05:45:18) piloto fala para Maeli Prado: gostaria de saber sobre o dinheiro que o governo tera de pagar para Varig, ate pq ele ja pagou para a Transbrasil ?

(05:46:02) Maeli Prado: lela, a anac ainda não detalhou o que aconteceria com as passagens se a varig parasse. há um plano de contingência pronto, mas a agência optou por não dar detalhes sobre ele. a passagem é uma garantia que pode ou não ser aceita por outra companhia

(05:47:16) Maeli Prado: piloto, a ação está parada no stj, e o governo é obrigado por lei a recorrer em todas as instâncias, senão ele pode ser processado no futuro

(05:47:36) acionista fala para Maeli Prado: Pq será que o Sindicato dos Aeroviários quis impedir a venda da Varig Log à Volo? E pq a Globo foi tão rápida em anunciar esse "desastre", quando ontem à noite se verificou que na verdade a venda deverá ser confirmada? Quem saiu lucrando com a forte queda na abertura do pregão de ontem, de mais de 30%, por causa desse grande erro da ANAC?

(05:48:21) Maeli Prado: márcia, principalmente tam e gol ganhariam participação no mercado doméstico se ela parasse.

(05:50:06) Maeli Prado: acionista, segundo a anac a volo não pediu autorização formal ao antigo dac para comprar a varig log (o que tem que ser feito, já que ela é uma companhia aérea)

(05:50:10) diogo fala para Maeli Prado: eu queria saber c o pais ficaria muito afetado com a crise?

(05:52:02) Maeli Prado: diogo, acho que a pior consequencia seria o fato de os mais de 9.000 funcionários irem para a rua. parte deles seria absorvido por outras companhias, mas os do setor administrativo, por exemplo, não seriam

(05:52:06) D@NY fala para Maeli Prado: OI, VOCÊ ACHA QUE TUDO ISSO PODERIA TER SIDO EVITADO PELA VARIG???

(05:53:39) Maeli Prado: dany, ela enfrentou problemas externos (como o congelamento tarifário, crise do petróleo, ataque de 11 de setembro). mas o que se diz é que se ela tivesse uma gestão mais profissional, cortando custos, não estaria na situação que está hoje

(05:53:43) Paulo fala para Maeli Prado: A ação da Varig está parada no STJ por quê?

(05:56:08) Maeli Prado: paulo, o processo mudou de seção dentro do stj no final do ano passado...

(05:56:13) olivia fala para Maeli Prado: porque a diretoria anterior e esta tambem nao divulgaram que existia um grupo interessado em adquirir toda a varig , nao só a parte rentavel ?

(05:57:14) Viajante fala para Maeli Prado: Maeli, não acha tb que o massacre da imprensa à cia espantará de vez os seus clientes? Digo, é certo q a empresa tem uma enorme dívida e não vem honrando seus compromissos, mas além de devedora a mesma é credora da União. P q isso não é divulgado pela mídia?

(05:57:14) Maeli Prado: olivia, todas as soluções milagrosas que apareceram para salvar a varig foram divulgadas (as ofertas do German, da Ocean Air, do Nelson Tanure, etc)

(05:58:29) Maeli Prado: viajante, o fato de a crise dela estar na mídia realmente está afetando a demanda dela...mas a mídia divulga os fatos, o que está acontecendo

(05:58:44) CMRA VARIG fala para Maeli Prado: Vc acredita na criaçãod e uma NOVA VARIG???

(06:00:13) Maeli Prado: cmra, a proposta da variglog, que será analisada pelos credores, prevê a criação de uma nova varig, sem dívidas. o problema é que o passivo ficaria todo com a "velha varig", o que complicaria muito o quadro para os próprios credores (inclusive os trabalhadores)

(06:00:21) UOL fala para Maeli Prado: Maeli, nosso tempo acabou. Peço deixar uma despedida a todos. Obrigado.

(06:00:51) Maeli Prado: Muito obrigada a todos. Abraços

(06:01:06) UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Maeli Prado e a participação de todos os internautas. Até o próximo!

Leia mais
  • Para jornalista, futuro da Varig é incerto

    Especial
  • Confira a cobertura completa da crise da Varig
  • Veja como foram os bate-papos anteriores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página