Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2006 - 19h18

Mais de 10 milhões de contribuintes ainda não entregaram IR

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

Cerca de 10,2 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2006, segundo a Receita Federal. O prazo para a entrega termina no próximo dia 28, às 20h.

De acordo com a Receita, 11,2 milhões de pessoas já entregaram a declaração, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. O dia de maior movimento foi ontem, quando 609 mil contribuintes entregaram o documento. Em média, 61 mil declarações são enviadas por hora.

São obrigados a prestar contas à Receita os contribuintes que tiveram renda tributável acima de R$ 13,968,00 no ano passado. A declaração pode ser feita pela internet na página da Receita; em disquete, que deve ser entregue no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, ou em formulário de papel, nas agências dos Correios.

Novidade.

Uma das novidades do programa de 2006 é gravar a cópia de segurança da declaração em um pen drive --espécie de unidade móvel de armazenamento de dado. Antes, ela podia ser feita apenas no disco rígido do computador ou em disquete.

Outra modificação em relação ao programa anterior é a possibilidade do contribuinte informar o número do recibo da última declaração entregue. O objetivo é tornar a transmissão mais segura, já que esse é um número de conhecimento apenas da Receita e do contribuinte.

Para facilitar o preenchimento da declaração, o contribuinte pode importar os dados. O programa mostrará as declarações do IR de 2005 encontradas no computador na pasta padrão. Além disso, permanece a opção de importar de outra pasta.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o IR 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre restituições do IR
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página