Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2006 - 18h24

Lula celebra auto-suficiência em dia de recorde do petróleo

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou hoje a produção na plataforma de petróleo P-50 na bacia de Campos (norte do Rio de Janeiro) em ato que marca a auto-suficiência brasileira da commodity.

A auto-suficiência foi conquistada no mesmo dia em que o petróleo chegou a US$ 75,17 na Bolsa Mercantil de Nova York, um novo recorde histórico.

Repetindo um ato do ex-presidente Getúlio Vargas, em 1952, Lula molhou as mãos no óleo e imprimiu as marcas em um macacão de funcionário da Petrobras.

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, informou que a empresa não deverá baixar os preços dos combustíveis no mercado interno nem descolá-los complemente dos valores internacionais devido à conquista da auto-suficiência.

Ele disse, entretanto, que o país terá uma folga maior para administrar as oscilações dos preços do barril do petróleo no mercado internacional.

Quando atingir plena capacidade, a P-50 será a maior plataforma em operação no Brasil e adicionará 180 mil barris diários à produção nacional --o barril é a unidade de medida de petróleo líquido, igual a 159,2 litros.

Somente essa unidade, instalada no campo de Albacora Leste, responderá por 11% de toda a produção nacional, que passará a cerca de 1,92 milhão de barris por dia.

O consumo brasileiro de petróleo é estimado neste ano pela Petrobras em 1,8 milhão de barris diários. Os excedentes exportados devem levar a um superávit de US$ 3 bilhões para o Brasil no comércio de petróleo.

A Petrobras foi criada em outubro de 1953, por meio da Lei 2004, sancionada por Getúlio Vargas, depois de anos de movimento nacionalista que resultaram na campanha "O Petróleo é Nosso".

O presidente Lula ainda participa hoje no Rio de Janeiro de cerimônia no Museu Histórico Nacional pela conquista da auto-suficiência na produção de petróleo no Brasil.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a auto-suficiência em petróleo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página