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24/04/2006 - 17h16

Empresa lança versão modernizada do "Banco Imobiliário" nos EUA

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VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O jogo de tabuleiro "Banco Imobiliário", um dos mais populares do mundo, será relançado em uma nova edição nos EUA. Na versão em inglês, o jogo, que chama-se "Monopoly", traz ruas e pontos de referência de Atlantic City (Nova Jersey, costa leste dos EUA). Na edição atualizada, batizada de "Here and Now", terá ruas e bairros históricos e famosos americanos e monumentos nacionais.

No site do jogo (na versão americana), os fãs poderão votar, até o dia 12 de maio, quais serão os 22 locais que querem comprar (no jogo). Entre os candidatos estão endereços famosos, como Times Square, em Nova York; a praia de Waikiki, na Ilha de Oahu (Havaí); a Rodeo Drive, rua de comércio que fica no bairro de Beverly Hills; e a ponte Golden Gate, em San Francisco.

A votação irá determinar também onde cada novo local irá aparecer no tabuleiro do jogo, e a cidade com mais votos irá figurar como imagem central do tabuleiro.

Entre as mudanças estão ainda a substituição das linhas férreas das edições anteriores pelo aeroportos JFK, em Nova York, O'Hare, em Chicago, LAX, em Los Angeles, e Hartsfield-Jackson, em Atlanta.

Os valores da propriedades irão subir, as "cédulas" usadas no jogo terão valores de face mais altos, além de outras mudanças.

O jogo, no entanto, continuará disponível também na versão tradicional.

"Encorajamos os fãs do Banco Imobiliário a ajudar a criar o visual do nosso jogo", disse o vice-presidente de marketing da Hasbro (que fabrica o jogo nos EUA), Matt Collins.

Na edição brasileira, o Banco Imobiliário traz ruas e avenidas famosas de São Paulo, como a Paulista e a Augusta, e do Rio de Janeiro, como a Nossa Senhora de Copacabana e a Vieira Souto.

Grande Depressão

O jogo começou a ser comercializado em 1933, por Charles Darrow, um vendedor desempregado, segundo informação no site da Hasbro. Darrow criou o jogo fazendo o desenho em uma toalha de mesa do mapa de Atlantic City, onde trabalhava até perder o emprego, durante a Grande Depressão (1929), segundo Maxine Brady, autora do livro "Monopoly Book", que conta a história do jogo e de Darrow.

Em 1934, Darrow tentou vender a patente do jogo para a Parker Brothers, que rejeitou inicialmente o jogo por ter erros nas regras, que dificultavam o prosseguimento das partidas. Darrow conseguiu produzir 5.000 unidades do jogo juntamente com um amigo que trabalhava em uma gráfica. As unidades foram vendidas em lojas da Filadélfia (no Estado da Pensilvânia, costa leste do país) e logo se esgotaram.

A Parker Brothers acabou por comprar a patente do jogo e o lançou em 1935.

Em 1970, a prefeitura de Atlantic City inaugurou uma placa comemorativa em memória de Darrow, na "boardwalk" (calçadão à beira-mar) da cidade, perto da Park Place --dois lugares que estão no tabuleiro tradicional do jogo.

Segundo a Hasbro, mais de 200 milhões de unidades do jogo já foram vendidas no mundo todo, e a partida mais demorada do jogo demorou 70 dias ininterruptos.

Com agências internacionais
 

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