Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2006 - 11h58

Vendas de casas novas nos EUA crescem 13,8% em março

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As vendas de casas novas nos EUA registraram crescimento de 13,8% em março, maior alta em 13 anos, recuperando-se do desempenho fraco em fevereiro. O preço médio das casas, no entanto, caiu, informou nesta quarta-feira o Departamento do Comércio.

Segundo o departamento, a taxa anualizada de casas novas vendidas no mês passado atingiu a marca de 1,213 milhão de unidades. Em fevereiro, as vendas haviam registrado retração de 10,9%.

O preço médio das casas vendidas no mês passado, por sua vez, caiu para US$ 224.200, 2,2% abaixo do preço registrado em março de 2005 e primeira queda no preço médio em um período de 12 meses desde dezembro de 2003.

A queda na comparação com o preço médio de fevereiro, por sua vez, foi de 6,5%.

Para este ano, a expectativa dos analistas do setor imobiliário é de queda, devido ao impacto dos aumentos de juros do Federal Reserve (Fed, o BC americano), que leva a aumento nas taxas de hipoteca.

O estoque de casas novas no país atingiu alta recorde, 555 mil unidades, 2,8% de crescimento em relação a fevereiro. O número representa cerca de cinco meses de vendas no ritmo observado em março.

Casas usadas

As vendas de casas usadas nos EUA tiveram ligeira alta de 0,3% em março, atingindo o total (anualizado) de 6,92 milhões de unidades, informou ontem a Associação Nacional dos Corretores de Imóveis dos EUA.

O preço médio das casas no país subiu para US$ 218 mil em março, uma alta de 7,4% na comparação anual. O resultado aponta uma desaceleração no ritmo de altas registrado no ano passado, que costumava ultrapassar os dois dígitos.

O economista-chefe da associação, David Lereah, disse que as altas nas vendas nos últimos meses são sinais de que a perda de fôlego no setor é passageira. Segundo ele, algumas regiões do país apresentam resultados fracos, enquanto em outras as vendas continuam aceleradas. "Isso mostra que estamos experimentando um pouso suave."

Com agências internacionais

Leia mais
  • Pedidos de bens duráveis crescem 6,1% em março nos EUA
  • Vendas de casas usadas nos EUA sobem 0,3% em março

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mercado imobiliário nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página