Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2006 - 03h09

Disney compra estúdios Pixar por US$ 7,4 bi

Publicidade

da France Presse, em Los Angeles

Os executivos dos estúdios Pixar aceitaram nesta sexta-feira (5) a venda da empresa de animação cinematográfica por 7,4 bilhões de dólares para o conglomerado Walt Disney, anunciaram ambas as companhias em um comunicado conjunto.

O acordo, que permite à Disney consolidar sua posição na indústria do cinema, foi anunciado há três meses. O conselho de administração da Pixar aprovou os termos da troca de ações, fazendo com que a empresa passe a integrar o gigante do entretenimento norte-americano.

"(...) Todos na Disney damos as boas-vindas à incrivelmente talentosa equipe da Pixar à nossa empresa para criar entretenimento de qualidade para as audiências de todo o mundo", afirmou o presidente da Disney, Robert Iger.

Steve Jobs, fundador e dirigente da empresa de informática Apple e da Pixar, passa a ser o acionista mais importante da Disney, com 7%, além de um lugar na junta diretora do grupo.

A Pixar, criadora de "Toy Story" (1995), compartilha uma longa história de colaboração com o grupo criador de Mickey, incluindo "Cars", que será lançado no próximo verão.

"Nos últimos 15 anos, Disney e Pixar compartilharam uma das mais bem-sucedidas sociedades da história do entretenimento", considerou Iger.

Além de "Toy Story 1 e 2", a Pixar é responsável por outros grandes sucessos, como "Procurando Nemo" e "Os Incríveis". É um dos grandes estúdios de animação dos EUA e grande concorrente da Dreamworks ("Shrek" e "Madagascar"), empresa adquirida em dezembro pela Paramount Pictures.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Disney
  • Leia o que já foi publicado sobre a Pixar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página