Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2006 - 15h08

Mercado imobiliário nos EUA deve perder força neste ano, diz Bernanke

Publicidade

da Folha Online

O presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Ben Bernanke, disse nesta quinta-feira que o mercado imobiliário nos EUA, que operou em ritmo superaquecido nos últimos anos, deve perder força em 2006, mas de modo gradual, sem choques para a economia do país em geral.

"Com as altas de juros, a capacidade de compra está se tornando mais difícil e, portanto, como era de se esperar, estamos vendo alguma desaceleração" no mercado imobiliário, disse Bernanke. "Estamos vendo uma redução nas vendas e nas novas construções. Também parece haver sinais de que os preços não estão subindo tão rápido quanto nos últimos anos."

Segundo ele, essa desaceleração está acontecendo em um ritmo moderado e ordenado.

Analistas vêem como crucial uma perda de fôlego no mercado imobiliário para que o Fed finalmente decida interromper sua política de altas de juros: com um ritmo mais moderado nesse mercado, os preços devem parar de subir e diminuir a pressão sobre outras categorias de produtos e preços.

Segundo o presidente do Fed, o banco não tem como sincronizar os preços de ativos ou de ações com a política monetária, mas pode observar a trajetória da desaceleração dos preços no mercado imobiliário no contexto da economia em geral.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Grandes bancos nos EUA terão supervisão mais estrita, diz Bernanke
  • Greenspan e Trichet serão conselheiros financeiros do FMI

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ben Bernanke
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página