Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2006 - 12h37

Toyota fica mais perto de desbancar GM como maior montadora

Publicidade

da Folha Online

A japonesa Toyota divulgou hoje projeções de lucro e produção de veículos que indicam que a empresa está próxima de assumir a liderança mundial no mercado de veículos, um lugar que foi ocupado pela americana General Motors nos últimos 75 anos.

A Toyota espera produzir no próximo ano 9,8 milhões de veículos, um percentual 11% superior à expectativa deste ano (8,85 milhões).

No ano passado, a GM produziu 9,17 milhões de veículos em todo o mundo, contra 8,13 milhões da concorrente japonesa.

Entretanto, enquanto a Toyota divulgou um plano ambicioso de expansão da capacidade instalada entre 2006 e 2008, a montadora americana decidiu fechar fábricas menos competitivas e reduzir o quadro de funcionários.

A empresa japonesa, considerada a mais lucrativa do mundo, também revisou suas projeções de lucro hoje e espera um ganho líquido de US$ 4,26 bilhões entre abril e setembro deste ano --a estimativa anterior era de US$ 3,24 bilhões.

Para se manter em crescimento, a Toyota promete desenvolver um veículos mais barato para conquistar o consumidor de mercados emergentes --que não são seu forte hoje.

O protótipo do carro ainda não está pronto, mas não será um veículo que possa ser considerado popular em países como o Brasil porque a Toyota busca uma qualidade parecida com a de seus outros modelos.

No Brasil, a principal aposta da montadora é o lançamento de carros bicombustíveis a partir do início de 2007.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Toyota
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página