Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/10/2006 - 10h14

Edmund Phelps, 73, vence Prêmio Nobel de Economia

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O Prêmio Nobel de Economia deste ano foi concedido ao economista americano Edmund Phelps, 73. Segundo a Academia Real de Ciências da Suécia, o trabalho de Phelps "aprofundou nossa compreensão da relação entre os efeitos de curto-prazo e de longo-prazo da política econômica".

"Suas contribuições tiveram um impacto decisivo tanto na pesquisa econômica como na política", segundo comunicado da academia.

Nos anos 50 e 60, ficou estabelecida, explica o comunicado da academia, a visão de um "tradeoff" (troca) através do instrumento estatístico conhecido como curva de Philips, que mostra a relação entre inflação e desemprego: quanto mais alta a taxa de desemprego, menor a taxa de inflação; por sua vez, quanto menor a taxa de desemprego, maior a de inflação.

Divulgação
Edmund Phelps, vencedor do Prêmio Nobel de Economia deste ano
"Phelps desafiou essa visão através de uma análise mais fundamental da determinação de salários e preços, levando em conta problemas de informação na economia", diz o texto. "Agentes individuais têm conhecimento incompleto sobre as ações uns dos outros e têm de basear suas decisões em expectativas."

Phelps formulou, então, a hipótese de uma curva de Philips acrescida das expectativas. Segundo essa hipótese, os índices de inflação dependem tanto das expectativas de desemprego como de inflação. Assim, a taxa de desemprego de longo prazo não é afetada pela inflação, mas determinada apenas pelo funcionamento do mercado de trabalho.

"Phelps mostrou como as possibilidades de política de estabilização no futuro dependem das decisões de hoje: baixa inflação hoje leva a expectativas de baixa inflação também no futuro, facilitando a elaboração de políticas futuras", segundo a academia.

Edmund S. Phelps nasceu em 1933 em Evanston, no Estado de Illinois. Obteve seu PhD em economia em 1959 na Universidade Yale. Atualmente é professor de economia política na Universidade Columbia, em Nova York. O prêmio foi de 10 milhões de coroas suecas --cerca de US$ 1,35 milhão.

Teoria dos jogos

No ano passado, o prêmio foi concedido a Thomas C. Schelling e Robert J. Aumann, por seus trabalhos sobre teoria dos jogos.

Os dois "ajudaram a explicar conflitos econômicos tais como guerras de preços e disputas comerciais, bem como porque algumas comunidades são mais bem sucedidas que outras em lidar com bens comuns", anunciou a academia em sua citação ao prêmio. "A abordagem os jogos esclarece a razão de ser de muitas instituições, indo de guildas mercantis a acordos de comércio internacional."

Alfred Nobel, que dá nome ao Nobel e inventou a dinamite, propôs em 1896 que os prêmios fossem dados a físicos, químicos, médicos, e de literatura e da paz. O prêmio Nobel de Economia é entregue pela Academia Real de Ciências da Suécia, mas foi instituído pelo banco central da Suécia em 1968.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Prêmio Nobel de Economia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página