Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2006 - 18h18

Costa quer padrão americano para rádio digital; decisão sai até o fim do ano

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, fez coro com os radiodifusores, e defendeu hoje a escolha do padrão americano para o rádio digital no Brasil.

"Da mesma forma que decidimos pela técnica e eficiência do modelo japonês para a TV digital, agora nós começamos a entender que a melhor solução para o sistema de rádio é o padrão americano. Agora eu serei americano, não vou ser japonês", disse costa, durante a abertura de um evento sobre a TV digital, voltado para funcionários do Ministério das Comunicações.

Segundo Costa, a decisão sobre o padrão de rádio digital deverá ser anunciada até o fim deste ano.

Ontem, os representantes da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que reúne cerca de 2,5 mil emissoras no país, pediram ao ministro pressa na definição do padrão de rádio digital. Eles alegaram que a digitalização do rádio é uma questão de sobrevivência para o setor, principalmente no caso das emissoras AM, uma vez que o rádio compete hoje com mídias digitais, como iPod, celular, e agora com a TV digital.

Costa destacou que a decisão não está tomada ainda, e cabe ao presidente da República, e informou que grupos semelhantes aos que foram montados para a TV digital, serão organizados, de forma mais simples, para estudar a rádio digital.

"Eu estou absolutamente convencido de que o sistema americano para o rádio digital é o melhor porque ele transmite na mesma faixa, é o mesmo aparelho que serve para se ouvir rádio em AM e FM, analógico e digital", disse o ministro, ao comentar que já recebeu informações também sobre os sistemas europeu, japonês e coreano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre rádio digital
  • Leia o que já foi publicado sobre o ministro Hélio Costa
  • Leia o que já foi publicado sobre TV digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página