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26/10/2006
-
09h33
MAELI PRADO
da Folha de S.Paulo
Em uma agressiva ação de marketing, a Varig tem convidado, desde segunda em Congonhas (SP) e no Santos Dumont (Rio), passageiros que possuem em mão bilhetes emitidos por companhias aéreas concorrentes a viajar de graça em seus vôos domésticos.
A ação -que vai até amanhã e está restrita a poucos vôos, poucos assentos e vale somente para embarque imediato, ou seja, na prática o passageiro substitui um vôo pelo outro- provocou polêmica. A TAM fez anteontem uma reclamação formal à Infraero e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre o caso. A Gol não fez uma reclamação formal, mas informou que desaprova a prática.
Segundo a TAM, a reclamação foi feita após queixas dos passageiros. A ação de marketing se dá da seguinte forma: modelos especializados em eventos contratadas pela Varig abordam o passageiro que sai do check-in de concorrentes e perguntam se ele não quer realizar aquele vôo, em um horário próximo, pela empresa.
Para isso, pedem apenas que a pessoa apresente o bilhete emitido pela companhia aérea concorrente (só nesse caso o passageiro é convidado a viajar pela Varig). A passagem da outra companhia, segundo funcionários da Varig, não fica com a empresa: o bilhete deve apenas ser apresentado. Segundo a TAM, se não embarcar após o check-in (é após fazê-lo que o passageiro geralmente é convidado pela Varig a voar), o passageiro perde o bilhete se não tiver uma boa justificativa.
"Meu vôo, pela TAM, era às 7h44. Quando saí do check-in, perguntaram-me se eu não queria fazer aquele vôo pela Varig às 7h10, mais cedo. Não aceitei, pois minha reunião era somente às 11h", relatou o publicitário Carlos Madio, 35, que viajou de Congonhas para o Rio de Janeiro na terça.
Após a reclamação da TAM, a ação passou a ser mais discreta. Ontem, em Congonhas, os contratados pela Varig só convidavam os passageiros de aéreas concorrentes se questionados sobre a ação de marketing. "Você me traz seu bilhete, de outra companhia, e eu te coloco em um vôo da Varig", disse à reportagem uma das modelos.
Ela contou ainda que, até anteontem, era possível viajar de graça, mediante a apresentação do bilhete de outra companhia, para Porto Alegre, Brasília e Curitiba, além da ponte aérea Rio/São Paulo. "Hoje [ontem] sobraram somente alguns da ponte aérea. Mas, se você trouxer o bilhete, eu te encaixo."
Degustação
A Varig afirma que essa é uma entre várias ações promocionais que realiza nesta semana. "É importante entender o conceito dessa ação. Não há as promoções no supermercado, com atendentes oferecendo degustação de alguns produtos? Estamos fazendo degustação do novo serviço da Varig", disse Luiz André Patrão, diretor de marketing e planejamento.
O pessoal contratado pela Varig também distribui panfletos com informações sobre o novo serviço e pontualidade e regularidade da empresa. "Fizemos uma pesquisa que mostra que o passageiro ainda não tinha certeza de que a Varig estava voando com regularidade e pontualidade." Ele salienta que não há emissão do bilhete para que o passageiro voe pela Varig e que o embarque é imediato caso este seja "convidado a conhecer o novo serviço".
A parte operacional da Varig foi vendida à VarigLog neste ano. Desde então, a companhia vem realizando promoções e oferecendo comidas quentes, como hambúrguer de picanha, para tentar reconquistar passageiros. Após essas ações, sua ocupação na ponte aérea superou a da concorrência. Em setembro, a aérea teve participação de mercado de 4,2%.
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da Folha de S.Paulo
Em uma agressiva ação de marketing, a Varig tem convidado, desde segunda em Congonhas (SP) e no Santos Dumont (Rio), passageiros que possuem em mão bilhetes emitidos por companhias aéreas concorrentes a viajar de graça em seus vôos domésticos.
A ação -que vai até amanhã e está restrita a poucos vôos, poucos assentos e vale somente para embarque imediato, ou seja, na prática o passageiro substitui um vôo pelo outro- provocou polêmica. A TAM fez anteontem uma reclamação formal à Infraero e à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) sobre o caso. A Gol não fez uma reclamação formal, mas informou que desaprova a prática.
Rogério Cassimiro/FI |
Modelos contratadas pela Varig oferecem viagens gratuitas em Congonhas |
Para isso, pedem apenas que a pessoa apresente o bilhete emitido pela companhia aérea concorrente (só nesse caso o passageiro é convidado a viajar pela Varig). A passagem da outra companhia, segundo funcionários da Varig, não fica com a empresa: o bilhete deve apenas ser apresentado. Segundo a TAM, se não embarcar após o check-in (é após fazê-lo que o passageiro geralmente é convidado pela Varig a voar), o passageiro perde o bilhete se não tiver uma boa justificativa.
"Meu vôo, pela TAM, era às 7h44. Quando saí do check-in, perguntaram-me se eu não queria fazer aquele vôo pela Varig às 7h10, mais cedo. Não aceitei, pois minha reunião era somente às 11h", relatou o publicitário Carlos Madio, 35, que viajou de Congonhas para o Rio de Janeiro na terça.
Após a reclamação da TAM, a ação passou a ser mais discreta. Ontem, em Congonhas, os contratados pela Varig só convidavam os passageiros de aéreas concorrentes se questionados sobre a ação de marketing. "Você me traz seu bilhete, de outra companhia, e eu te coloco em um vôo da Varig", disse à reportagem uma das modelos.
Ela contou ainda que, até anteontem, era possível viajar de graça, mediante a apresentação do bilhete de outra companhia, para Porto Alegre, Brasília e Curitiba, além da ponte aérea Rio/São Paulo. "Hoje [ontem] sobraram somente alguns da ponte aérea. Mas, se você trouxer o bilhete, eu te encaixo."
Degustação
A Varig afirma que essa é uma entre várias ações promocionais que realiza nesta semana. "É importante entender o conceito dessa ação. Não há as promoções no supermercado, com atendentes oferecendo degustação de alguns produtos? Estamos fazendo degustação do novo serviço da Varig", disse Luiz André Patrão, diretor de marketing e planejamento.
O pessoal contratado pela Varig também distribui panfletos com informações sobre o novo serviço e pontualidade e regularidade da empresa. "Fizemos uma pesquisa que mostra que o passageiro ainda não tinha certeza de que a Varig estava voando com regularidade e pontualidade." Ele salienta que não há emissão do bilhete para que o passageiro voe pela Varig e que o embarque é imediato caso este seja "convidado a conhecer o novo serviço".
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