Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2006 - 09h40

País tem pouco conteúdo de alta definição

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Apesar da chegada dos modelos de televisão de plasma de alta definição ao país, ainda há pouca oferta de conteúdo com essa qualidade de imagem mais elevada.

Os canais de televisão de baixa definição, analógicos ou digitais, assim como os DVDs, têm resolução de até 480 linhas. A televisão de alta definição tem de 720 a 1.080 linhas.

Sem os canais de alta definição e o decodificador específico, no entanto, o consumidor não aproveita totalmente a tecnologia de seu aparelho de televisão novo.

Mesmo a televisão por assinatura digital hoje disponível no país não é de alta definição --tem apenas o sinal digital, que permite a transmissão com melhor qualidade e o envio de mais canais usando o mesmo meio de transmissão.

Já a televisão aberta tem hoje sinal analógico (sujeito a chuviscos e interferências) e de baixa definição.

TV digital

A televisão digital aberta, que deve "estrear" no país só em dezembro de 2007, deve ter canais e conteúdo em alta definição, mas, mesmo assim, será necessário o uso de decodificador --a televisão de plasma de alta definição comprada agora não vem "pronta" para a TV digital.

A TVA, que transmitiu a Copa do Mundo em alta definição pelo canal Bandsports, oferece um canal de variedades em alta definição em alguns de seus pacotes.
Para assistir a esse conteúdo, é necessário, além do televisor de alta definição, um decodificador específico.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre tecnologia de alta definição
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página