Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2006 - 13h07

Cid Gomes conversa com Mantega sobre impasse com gás

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O governador eleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), tentará resolver com o ministro Guido Mantega (Fazenda) o impasse criado pela Petrobras para o fornecimento de gás a um empreendimento no Estado.

Segundo Gomes, a estatal não definiu qual será o preço e qual será a sua origem --Rio Grande do Norte ou importado-- a origem do gás que será utilizado na usina siderúrgica a ser instalada no porto de Pecém (61 km de Fortaleza).

'Havia um acordo de Estados, empresas e Petrobras, e recentemente a Petrobras está voltando atrás', disse.

O investimento previsto para a Usina Siderúrgica do Ceará é de US$ 750 milhões e o projeto tem como sócios o BNDESPar (40%), sul-coreana Dongkuk Steel (34%), a italiana Danieli (17%) e a Vale do Rio Doce (9%).

O governador eleito afirmou que essa indefinição por enquanto não atrasou o empreendimento.

Outros empreendimentos que dependem de uma articulação com o governo federal também serão discutidos. Entre eles, um na área da indústria automobilístico. Ele não detalhou o projeto, temendo que isso possa atrapalhar a negociação com os investidores.

De acordo com Gomes, a reforma tributária não deverá ser discutida hoje. No entanto, se for questionado, ele irá expor a situação dos Estados do Nordeste.

'Os Estados do Nordeste são Estados consumidores. Além de pagar o preço de não ser produtor, com menos geração de emprego, ainda têm que pagar imposto [alíquota interestadual do ICMS] aos Estados produtores', disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Cid Gomes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página