Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2006 - 09h46

Shopping de luxo no Leblon dá "banho de loja" em conjunto popular

Publicidade

ITALO NOGUEIRA
colaboração para a Folha de S.Paulo, no Rio de Janeiro

O novo shopping Leblon, na zona sul do Rio, deu um banho de loja no conjunto habitacional favelizado vizinho. Retocou as paredes da Cruzada São Sebastião e maquiou ao menos parte da vista de paredes e telhas do conjunto.

O investimento do shopping na Cruzada foi de R$ 1,5 milhão, entre obras no prédio e cursos profissionalizantes para os moradores.

A principal janela do shopping com vista para a lagoa Rodrigo de Freitas fica na praça de alimentação, no quarto andar. Duas das três janelas têm jardins que obstruem a visão do conjunto habitacional. A administração do shopping, aberto ao público ontem, afirma que o jardim faz parte do projeto paisagístico. A terceira janela, que não tem um jardim, é a que tem a vista mais ampla da lagoa e do Corcovado --que abriga o Cristo Redentor.

Segundo a designer Ângela Salles, 51, que conheceu ontem o shopping, a terceira janela é "a parte mais bonita do shopping". Quando se aproximou dela, notou o que ainda não havia visto: a presença do conjunto. "É chocante. Mas dá para ver que deram uma melhorada", afirma.

Para a superintendente do shopping, Mônica Orciolli, as reformas nos prédios não foram feitas em decorrência da vista. "Houve investimento na parte estrutural também, como fiação elétrica. Não foi apenas pintura. Houve todo um relacionamento com a comunidade." Ela citou o fato de 23% dos trabalhadores da área administrativa do shopping serem moradores da cruzada, muitos provenientes de cursos profissionalizantes em parceira com o Senai.

Segundo a presidente da Associação de Moradores da Cruzada São Sebastião, Valéria Lopes, a fachada dos prédios estava muito desgastada e com telhas quebradas. "Antes estava horrível."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre desigualdade social
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página