Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 18h05

Brasil estuda acordo com espanhóis para construção de aviões

Publicidade

ANDREA MURTA
da Folha Online

A Embraer está estudando acordos com o grupo espanhol EADS CASA para construir aviões no Brasil. A informação foi dada nesta sexta-feira à Folha Online por Ifidoro Martin, 53, técnico do setor espanhol da EADS --filial da gigante européia do setor aeroespacial e de defesa EADS [controladora da Airbus].

A assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB) também afirmou que foram feitos estudos para a construção de aviões no Brasil com a EADS CASA, mas disse que não há informações disponíveis, neste momento, sobre o fechamento deste novo acordo.

Martin, que está no Rio de Janeiro, disse que sua visita ao Brasil visa prestar suporte técnico a aviões da EADS comprados pela Força Aérea brasileira. As aeronaves, segundo o técnico, estão baseadas em Manaus.

Segundo a assessoria de imprensa da FAB, em 2005, o Brasil fechou uma compra de 12 aeronaves militares por US$ 724 milhões (R$ 1,540 bilhão, aproximadamente). Os aviões começaram a chegar ao Brasil no ano passado. O contrato também incluía a modernização de oito aviões da frota de patrulha marítima brasileira --parte deles está atualmente na Espanha.

O consórcio EADS foi formado em 2000 pela fusão da Daimler Chrysler AG (Alemanha), Aerospatiale Matra (França) e Casa (Espanha). Segundo informações do site da empresa, o consórcio realiza operações para a indústria aeroespacial, de defesa e outros relacionados. A Eads inclui a fabricante de aviões Airbus, a provedora de helicópteros Eurocopter e a empresa conjunta MBDA, produtora de mísseis.

A empresa é também sócia majoritária do sistema europeu de navegação por satélite Galileo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Força Aérea Brasileira
  • Leia o que já foi publicado aviões militares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página