Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/01/2007 - 10h25

Lojas Americanas compra rede de franquias Blockbuster no Brasil

Publicidade

da Folha Online

A Lojas Americanas anunciou hoje a compra por R$ 186,2 milhões da BWU, empresa que pertence ao Unibanco Empreendimentos e Participações e possui as 127 lojas da rede de videolocadoras Blockbuster no Brasil.

Nas 127 lojas no Brasil, a Blockbuster explora atividades de locação e venda de DVDs, games e fitas VHS. Com o negócio, a Lojas Americanas espera aumentar a gama de produtos vendidos.

A BWU possui um contrato de licenciamento da marca Blockbuster por 20 anos. A rede locadoras está no Brasil desde 1995, possui cerca de 330 mil clientes ativos e emprega 1.200 funcionários.

As lojas adquiridas estão localizadas em áreas de alto fluxo, com acesso às classes A e B e têm layout compatível com o formato Americanas Express. Será esse o formato que deverá ser dado às lojas da Blockbuster

Com o negócio, o número de lojas da empresa na região Sudeste passa de 144 para 249. Já na Grande São Paulo, passa de 41 para 100.

O pagamento ao Unibanco será feito em 24 de maio. O preço de R$ 186,2 milhões está "sujeito a ajustes usuais nesse tipo de transação apurados no balanço de fechamento, a ser levantado na data base da transferência do negócio".

A operação ainda deverá ser aprovada pelos acionistas da Lojas Americanas em assembléia que será realizada nos próximos 60 dias.

A Blockbuster chegou ao Brasil por meio de um acordo celebrado entre o grupo Moreira Salles, do Unibanco, e a Blockbuster Entertainment Corp.

Juntos os dois grupos criaram a BWU e inauguraram a primeira loja no Brasil em 1995, no bairro paulistano do Itaim Bibi.

Atualmente, a rede possui lojas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará, Goiás e Distrito Federal, entre outros.

A rede Blockbuster nasceu em 1985, no Texas, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo.

A empresa cresceu rápido e, em 1994, foi incorporada à Viacom, um dos maiores grupos especializados em entretenimento do mundo. Entre as principais empresas do grupo, estão marcas muito conhecidas do grande público, como MTV, Nickelodeon e Paramount Pictures.

Hoje a rede de locadoras opera em 26 países, com oito mil lojas e mais de 70 milhões de associados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Blockbuster
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página