Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2007 - 12h55

Contribuinte poderá pagar IR 2007 com débito automático

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O contribuinte que precisar pagar Imposto de Renda neste ano terá a opção de fazê-lo por meio de débito automático. Além disso, o número de parcelas foi elevado de seis para oito vezes (maio a dezembro) desde que cada parcela seja de ao menos R$ 50, segundo informou hoje a Receita Federal.

Até o ano passado o contribuinte devia preencher uma Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) e ir a uma agência bancária pagar o imposto devido à vista ou em até seis vezes.

Neste ano o contribuinte deverá pagar a primeira cota no momento da declaração e informar à Receita o nome do banco, agência e o número da conta corrente que ocorrerá o débito a partir do pagamento da segunda cota (que vence no último dia útil de cada mês).

Ao informar esses dados, o contribuinte saberá o valor original de seu débito com a Receita, mas as parcelas serão reajustadas pela taxa Selic.

Segundo Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, a opção de débito em conta foi criada este ano para evitar que o contribuinte cometa erros na hora de recolher o valor da cota corrigida pela Selic. Em alguns casos, a parcela era paga sem a correção dos juros e por essa razão o contribuinte ia parar na chamada 'malha débito', já que ficou em débito com a Receita por ter feito um pagamento menor.

Adir alerta ainda que caso o saldo em conta corrente não seja suficiente para fazer o débito da cota no dia estipulado, todas as demais parcelas serão retiradas do débito automático.

A entrega do Imposto de Renda Pessoa Física de 2007 (ano-base 2006) será feita entre os dias 1º de março e 30 de abril. O programa estará disponível para download a partir das 8h do dia 1º de março no site da Receita Federal.

Leia mais
  • Receita divulga regras para declarar o IR 2007; veja
  • LAN Chile e Gol podem disputar compra da Varig
  • TAM incorpora primeiro MD-11 a sua frota de aviões
  • Renda fixa volta a atrair os investidores

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o IR 2007
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página