Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2007 - 11h45

Petróleo recua apesar de expectativa de queda nos estoques dos EUA

Publicidade

da Folha Online

O preço do petróleo registra queda nesta terça-feira, apesar das expectativas de queda nos estoques de gasolina e destilados nos EUA.

Às 11h09 (em Brasília), o barril do petróleo cru para entrega em abril, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, estava cotado a US$ 60,30, baixa de 1,77%.

Amanhã o Departamento de Energia dos EUA deve divulgar seu relatório de estoques referente à semana encerrada no último dia 23. A expectativa dos analistas é de que as reservas de destilados (que incluem combustível para calefação e óleo diesel) apresentem uma queda de 2,6 milhões de barris.

Já as de gasolina devem apresentar queda de 1,6 milhão de barris. O estoque de petróleo deve apresentar elevação de 1,2 milhão de barris.

Apesar da queda de hoje, analistas dizem que a tendência de elevação deve voltar amanhã, após a divulgação do relatório do departamento.

Outro fator de tensão entre os investidores é a situação entre o Irã e os EUA, devido ao programa de enriquecimento de urânio no país persa. O ministro de Relações Exteriores do Irã, Ehehr Mottaki, afirmou hoje que seu país "nunca" suspenderá o programa nuclear --o que considerado a primeira reação do governo iraniano à decisão dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Alemanha de elaborar uma nova resolução para obrigar o Irã a interromper o programa.

Ontem, os membros permanentes do CS da ONU e a Alemanha decidiram elaborar uma nova resolução a fim de frear os planos nucleares iranianos, mas reafirmaram sua intenção de buscar uma "solução negociada" para o caso.

O temor entre os investidores é de que o governo iraniano reaja a eventuais sanções mais duras com interrupções no fornecimento de petróleo --o Irã é o segundo maior exportador da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página