Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2007 - 12h16

Meirelles diz que queda das Bolsas é "aviso para elevar prudência"

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje que a queda verificada hoje em mercados ao redor do mundo deve ser encarado como um "aviso para que tenhamos mais prudência".

Após a Bolsa de Xangai cair 8,8% hoje, a maior baixa em uma década, mercados asiáticos, europeus e americanos seguiram o movimento. Às 12h15, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que quebrou seguidos recordes nas últimas semanas, recuava 4,04%, para 44.307 pontos.

"Essa é uma lembrança aos mercados de que os movimentos são nas duas direções e que se apostas existem, elas podem estar erradas", afirmou Meirelles.

Meirelles admitiu que há um aumento da "aversão ao risco" no mercado global. Ele, no entanto, utilizou a queda das Bolsas para ilustrar a dificuldade do Banco Central para estabelecer a taxa mais correta de juros.

"Não sabemos se é um fenômeno prolongado, se vai acabar no final do dia, mas de fato é um aviso que não se pode basear a política econômica em dados de euforia momentânea", afirmou Meirelles.

O BC tem sido fortemente criticado por ter reduzido o ritmo dos juros básicos da economia brasileira em sua última reunião, quando a queda foi de 13,25% para 13% ao ano.

Meirelles lembrou que há uma defasagem entre a redução dos juros e seu real impacto na economia e disse que a inflação baixa não permite que as taxas sejam reduzidas excessivamente.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, ele também disse que a função do BC nesses casos é dar condições para o funcionamento da economia e evitar distorções.

Leia mais
  • Temor de aperto derruba Bolsa chinesa em 8,8%
  • Petróleo recua apesar de expectativa de queda nos estoques dos EUA

    Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página