Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2007 - 10h17

Brasil é só o 59º destino turístico mais atrativo, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

Apesar de suas belezas naturais, o Brasil aparece apenas como o 59º destino turístico mais atrativo do mundo em pesquisa inédita divulgada hoje pelo Fórum Econômico Mundial.

O Relatório de Competitividade de Viagem & Turismo 2007 inclui 124 países e coloca no topo do ranking Suíça, Áustria e Alemanha, nessa ordem, como os países com ambientes mais atrativos para o desenvolvimento da atividade turística.

Apesar de esses serem países que poucos brasileiros sonham em conhecer e superarem potências turísticas como Estados Unidos, França e Espanha, pesquisadores do Fórum explicam que consideraram diversos fatores na elaboração do ranking, como infra-estrutura turística, facilidade de transportes, qualificação da mão-de-obra, limpeza e higiene das atrações e riquezas naturais e culturais.

"Nosso estudo não é uma 'competição de beleza' ou um relatório da atratividade do país. Pelo contrário, nosso objetivo é medir os fatores que tornam o país atrativo para o desenvolvimento da indústria do turismo", afirmou Jennifer Blanke, economista sênior responsável pelo estudo.

O principal problema brasileiro, segundo a pesquisa, está no ambiente de negócios e na infra-estrutura turística. Em uma escala de 1 a 7, o transporte rodoviário brasileiro mereceu nota 3. Os serviços de comunicações do país ganharam nota 3,2. Já a infra-estrutura de transporte aéreo foi considerada 3,9, assim como a segurança pública nos pontos turísticos.

O arcabouço regulatório do setor turístico recebeu nota 4,1 e também ficou abaixo da média nacional, de 4,2.

Os destaques no Brasil ficaram para a disposição da mão-de-obra (6,3), recursos humanos (4,9) e riquezas culturais e naturais (4,7).

Segundo o estudo, a indústria brasileira do turismo movimentou US$ 25,278 bilhões (ou 2,8% do PIB) e empregou 2,337 milhões de pessoas no ano passado.

Demais países

A Suíça apareceu em primeiro lugar, segundo a pesquisa, por ser um país "extremamente seguro", limpo e com leis para o meio ambiente bastante restritivas. Além disso, abriga muitas das melhores escolas de hotelaria do mundo, o que garante mão-de-obra qualificada para a atividade.

A infra-estrutura rodoviária e aeroportuária também são consideradas entre as melhores do mundo. A renda é alta e o governo prioriza o desenvolvimento da atividade turística.

Outros países que aparecem à frente do Brasil, como Bahrein, Costa Rica ou Jordânia, no entanto, têm muito menos vantagens.

Veja abaixo os 15 primeiros colocados do ranking:

1 - Suíça (5,66)
2 - Áustria (5,54)
3 - Alemanha (5,48)
4 - Islândia (5,45)
5 - Estados Unidos (5,43)
6 - Hong Kong (5,33)
7 - Canadá (5,31)
8 - Cingapura (5,31)
9 - Luxemburgo (5,31)
10 - Reino Unido (5,28)
11 - Dinamarca (5,27)
12 - França (5,23)
13 - Austrália (5,21)
14 - Nova Zelândia (5,2)
15- Espanha (5,18)

Leia mais
  • Efeito China faz Bovespa despencar mais 3,85%
  • Bolsa de Xangai cai 2,9% em clima de instabilidade
  • Bolsas dos EUA também têm forte queda
  • Chineses vão discutir como frear a economia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a indústria do turismo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página