Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2007 - 16h34

CVM vai apurar ocorrência de informação privilegiada com ações da Ipiranga

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) vai apurar o possível uso de informação privilegiada para transação com as ações da Ipiranga nos dias que antecederam o anúncio da operação de compra do grupo por Petrobras, Braskem e Ultra.

"A CVM possui indícios de que pode ter havido uma utilização de informação privilegiada, tendo em vista que houve a divulgação de um fato relevante nesta manhã e uma grande oscilação das ações na sexta-feira", afirma Elizabeth Machado, superintendente da área de acompanhamento de mercado da Comissão.

Segundo a superintendente, o que alertou a área de acompanhamento da CVM foram as oscilações de dois papéis no pregão de sexta-feira: a ação ordinária da Distribuidora Ipiranga --que valorizou 33,33% no dia-- e a ação ordinária da Refinaria Ipiranga, que oscilou 8,31% no mesmo dia.

No mesmo pregão, a ação preferencial da Distribuidora havia subido somente 2,72%, enquanto a ação preferencial da Refinaria havia valorizado 2,61%. A operação de compra do Ipiranga prevê o pagamento de um "tag along" (extensão do prêmio de controle a minoritários) da ordem de R$ 771 milhões para os detentores de ações ordinárias das empresas de capital aberto do grupo Ipiranga.

A CVM já enviou pedidos de informações tanto para a Ipiranga quanto para as empresas envolvidas e também já solicitou informações para a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo).

Se a apuração apontar a existência de informação privilegiada, a CVM deve abrir um inquérito administrativo para apontar os responsáveis pela operação. De acordo com a superintendente, não há prazo para o encerramento de nenhuma das duas etapas.

Leia mais
  • Petrobras, Ultra e Braskem compram Ipiranga por US$ 4 bilhões
  • Fecombustíveis vê diminuição da concorrência após venda da Ipiranga
  • Ações da Ipiranga sobem mais de 30% após venda para Petrobras, Ultra e Braskem

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o grupo Ipiranga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página