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29/03/2007 - 17h45

Smiles só valerá para vôos realizados pela Varig

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KAREN CAMACHO
da Folha Online

As milhas da Varig acumuladas pelos passageiros não poderão ser aproveitadas na emissão de bilhetes da Gol. Os pontos apenas poderão ser utilizados em vôos da própria Varig. A Gol não tem programa de milhagem.

Segundo o presidente da Gol, Constantino Oliveira Junior, as empresas, apesar de pertencerem agora ao mesmo grupo, terão departamentos comerciais diferentes e as milhas não serão compartilhadas.

A Varig, de acordo com Constantino, vai manter e aperfeiçoar o programa de Smiles.

Constantino também informou que os slots (espaços e horários de vôos) que a Varig têm no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, serão usados por ela, assim que a frota for ampliada. Havia expectativa no mercado de que a Gol pudesse usar esses espaços.

Negócio

A compra da Varig pela Gol foi fechada ontem por US$ 320 milhões, sendo US$ 275 milhões para aquisição do controle, além de mais R$ 100 milhões relativos ao compromisso de honrar debêntures (títulos) emitidas pela Varig. O pagamento de US$ 275 milhões será feito com 10% de seu caixa (US$ 98 milhões) e com a entrega de cerca de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas, que representam aproximadamente 3% do total de papéis da companhia.

O negócio ainda está sujeito à obtenção das aprovações das autoridades regulatórias, incluindo o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

A compra da nova Varig foi feita por meio de uma empresa chamada GTI S.A, subsidiária da Gol, o que evita possíveis riscos de contaminação dos passivos bilionários da antiga Varig, que tem dívidas trabalhistas, tributárias e previdenciárias --elas não serão assumidas pela Gol.

Na entrevista concedida nesta quinta-feira, Constantino reafirmou que a Gol está livre de qualquer dívida antiga, incluindo o aporte de US$ 17 milhões feito pela LAN Chile, quando esta empresa também disputava a compra da nova Varig.

Liderança

Ao comprar a Varig, a Gol ainda não tem liderança do mercado, que é da TAM, mas chega mais perto da concorrente e, no futuro, pode brigar pela liderança.

Em fevereiro, a Gol apareceu em segundo lugar na participação de mercado nos vôos internacionais, com 18,94%, atrás apenas da TAM, que tem 61,01%. A Nova Varig estava em terceiro, com 11,82% dos passageiros transportados por companhias aéreas. A BRA tinha 7,89% de participação.

No mercado doméstico, TAM e Gol abocanham juntas 87,59% do segmento. A TAM fica com 47,33% e a Gol, 40,26%. A Nova Varig detém 4,57% das linhas domésticas, à frente da BRA (2,98%) e da OceanAir (2,04%).

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