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02/04/2007 - 17h34

Relatório mostra que serviços de companhias aéreas dos EUA pioraram

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da Efe, em Washington

Os problemas dos passageiros das companhias aéreas nos Estados Unidos pioraram pelo terceiro ano consecutivo, mas o número de reclamações estabilizou, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (2) pela Universidade de Wichita, no Kansas.

"Retornamos a um volume pleno de passageiros semelhante ao que tínhamos antes dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001", disse Dean Headley, professor da universidade e um dos autores do estudo.

"Também é certo que agora a capacidade de lugares é de 18% a 20% mais baixa", disse o acadêmico, destacando que "é um sistema muito complexo, com um alto volume de passageiros, e que simplesmente não agüenta bem a pressão".

Entre os problemas principais encontrados pelos pesquisadores em 2006 estão o número mais alto de passageiros que não conseguem pegar o vôo para o qual tinham reserva, mais perdas de bagagens e mais demoras nos vôos.

Os pesquisadores disseram que, em termos gerais, o desempenho das companhias aéreas "foi pior em 2006 comparado a 2005". "Em particular, a má gestão da bagagem foi a área onde houve deteriorações mais notáveis na maioria das companhias aéreas classificadas em 2006", afirmou o relatório.

O estudo indicou que "a má gestão de bagagens para a indústria passou de 6,06 episódios em cada 1.000 passageiros em 2005 para 6,5 em 2006".

"As pressões sobre as companhias aéreas são sentidas em todo o sistema", disse Brent Bowen, professor do Instituto de Aviação da Escola de Administração Pública da Universidade de Nebraska, e co-autor do estudo.

"Os passageiros, o pessoal das companhias aéreas e as empresas aéreas enfrentam dificuldades como as que nunca tínhamos visto", afirmou. "Não é uma surpresa vermos deteriorações na indústria dentro deste ambiente, e será difícil mudar as tendências que vimos", acrescentou.

O pior desempenho quanto à pontualidade foi na Atlantic Southeast, com 66%, segundo os pesquisadores. Cinco companhias aéreas melhoraram sua pontualidade na chegada dos vôos. Dez pioraram seu desempenho nesta área, e "só três das 18 companhias aéreas (no estudo) tiveram porcentagem de chegada pontual de mais de 80%".

No relatório Classificação de Qualidade das Companhias Aéreas, que a universidade do Kansas vem elaborado há 17 anos, pela primeira vez a Hawaiian Airlines ficou no primeiro lugar pela qualidade de seus serviços.

Entre 18 companhias aéreas classificadas pelo relatório, o segundo lugar foi da Jet Blue, o terceiro, da Air Tran, o quarto, da Frontier, e o quinto, da Northwest.
 

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