Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2007 - 13h01

Conta de luz fica mais cara no domingo em MG, SP, MT e MS

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A conta de luz vai ficar mais cara a partir do próximo domingo para mais de 11 milhões de residências e indústrias nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

Os reajustes anuais das tarifas de energia da Cemig, Cemat, Enersul e CPFL Paulista foram autorizados hoje pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para entrarem em vigor a partir da zero hora do próximo dia 8 de abril.

No caso de São Paulo, as tarifas vão subir 3,48% para as residências (baixa tensão) e 4,02% para as indústrias (alta tensão). O reajuste vai atingir 3,256 milhões de unidades consumidoras em 234 municípios do Estado (Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto, entre outros) abastecidos pela empresa.

Para os consumidores atendidos pela Cemig, maior distribuidora de energia do país, o reajuste será de 6,5% para as residências e 2,89% para as indústrias. A empresa abastece mais de 6 milhões de unidades consumidoras em 775 municípios mineiros.

A Enersul, que abastece 73 municípios do Mato Grosso do Sul, com quase 700 mil unidades consumidoras, vai aplicar reajustes de 3,46% para as residências e 2,58% para as indústrias.

No Mato Grosso, as residências abastecidas pela Cemat terão reajuste de 7,81% e as indústrias de 13,3%. A empresa é responsável pela distribuição de energia para cerca de 830 mil unidades consumidoras em 126 municípios do Estado.

No caso da Cemig e da Enersul, os reajustes poderiam ter sido bem maiores. É que a Aneel decidiu adiar para abril do próximo ano o repasse para o consumidor da última parcela das revisões tarifárias dessas duas distribuidoras, realizadas em 2003.

Para a Cemig, o reajuste ficaria em média 5,27 pontos percentuais mais alto se a revisão fosse aplicada agora. No caso da Enersul, o impacto da revisão seria de 6,11 pontos percentuais.

Leia mais
  • Erramos: Conta de luz fica mais cara no domingo em MG, SP, MT e MS
  • Sindicato diz que preço do álcool subirá nas bombas
  • Preço do álcool cai mais de 20% em um ano, aponta ANP
  • Tarifas bancárias avulsas ficam 15,94% mais caras em um ano
  • Iguatemi fará shopping ao lado da Daslu
  • Lista de trabalho escravo tem dono da Gol

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre reajustes de energia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página