Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2007 - 13h51

Bush diz confiar no presidente do Bird acusado de favorecer namorada

Publicidade

da France Presse

O presidente George W. Bush mantém sua confiança no presidente do Banco Mundial (Bird), Paul Wolfowitz, apesar do escândalo provocado pelo favorecimento salarial concedido a uma funcionária com quem namora, informou nesta sexta-feira a Casa Branca.

"O presidente confia em Paul Wolfowitz e em seu trabalho", declarou à imprensa Dana Perino, porta-voz da Casa Branca.

Howard Burditt/Reuters
Paul Wolfowitz foi acusado de nepotismo ao promover namorada
Paul Wolfowitz foi acusado de nepotismo ao promover namorada
Wolfowitz admitiu na véspera ter cometido um erro e pediu desculpas pelo polêmico aumento de salário concedido a sua namorada, o que gerou fortes acusações de favorecimento e nepotismo.

Wolfowitz assumiu inteira responsabilidade pelos detalhes do acordo para continuar pagando à namorada Shaha Ali Riza um aumento de 61.000 dólares.

Shaha Riza era funcionária do Banco Mundial e foi transferida para o Departamento de Estado em setembro de 2005, seis meses após a chegada de Wolfowitz à presidência do Bird, para evitar "conflitos de interesse". Mesmo assim, a instituição continuou a pagar seu salário.

Depois de sua saída, ela recebeu um aumento de US$ 61 mil, o que elevou seu salário para US$ 193 mil anuais, superando o da própria secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice.

Nesta sexta-feira, o Conselho de Administração do Bird anunciou que não foi informado pelo presidente da instituição a respeito desses aumentos.

Ao divulgar os detalhes da investigação sobre o escândalo, os 24 diretores executivos do Bird pareceram questionar seriamente a gestão do caso por parte do presidente da instituição.

Leia mais
  • Funcionários do Banco Mundial pedem renúncia de Wolfowitz
  • Salário da namorada do líder do Banco Mundial sofre investigação
  • Elio Gaspari: A turma da boquinha se deu mal nos EUA (só para assinantes da Folha ou do UOL)

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Bird
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página