Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/04/2007 - 10h06

Emprego na construção civil cresce, aponta SindusCon

Publicidade

da Folha Online

O emprego na construção civil brasileira cresceu 1,35% no primeiro bimestre de 2007, ou 21 mil novos postos de trabalho, segundo levantamento do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV Projetos, com base nos dados do Ministério do Trabalho. Em fevereiro, a elevação do emprego foi de 0,47% sobre janeiro, ou 7.421 novas vagas.

Os valores já foram calculados com base na revisão da metodologia da pesquisa em termos de estoque de empregados com carteira na construção civil, feita a partir da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) 2005. Com isso, constatou-se que no fim de fevereiro havia 1,57 milhão de trabalhadores.

Houve aumento de postos de trabalho na construção civil em todas das regiões do país no mês de fevereiro, exceto no Centro-Oeste, que registrou baixa de 0,15%. Em termos percentuais, a alta mais expressiva aconteceu no Norte, onde o saldo positivo foi de 1,05% (744 vagas). Na Região Sudeste, o aumento foi de 0,52%, ou 4.604 vagas a mais.

Estado de São Paulo

O aumento do contingente de empregados ocorreu em todas as regiões do Estado, com exceção de Santos, onde houve uma diminuição de 1,23% no nível de emprego do setor até fevereiro. O destaque positivo ficou para Ribeirão Preto, onde acumulou-se elevação percentual de 6,49% --mais 1.502 trabalhadores-- no primeiro bimestre do ano. Na região de Sorocaba, o contingente atingiu alta de 1.835 trabalhadores, o que significa um incremento de 3,58% no mesmo período.

Já na capital paulista, houve aumento de 0,8% ou 1.584 postos de trabalho em fevereiro, o que ajudou a acumular alta de 5.476 vagas no primeiro bimestre deste ano. Os trabalhadores formais do setor na Capital totalizavam 200,6 mil no período.

Leia mais
  • IGP-DI registra variação de 0,22% em março
  • Mercado de trabalho cresce acima do esperado nos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre SindusCon

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página