Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2007 - 04h32

Carrefour compra Atacadão e se transforma em líder do setor no Brasil

Publicidade

da Efe, em Paris
da Folha Online

O gigante francês Carrefour anunciou nesta segunda-feira a compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão por R$ 2,2 bilhões, transformando-se no "número um" do setor no Brasil em faturamento. Trata-se de uma das maiores operações no setor de varejo dos últimos anos.

O Carrefour informou em comunicado que o protocolo do acordo assinado com o Atacadão, que tem uma fatia de mercado de 4% no Brasil, prevê o pagamento dos R$ 2,2 bilhões por suas 34 lojas, 17 das quais localizadas no Estado de São Paulo.

Divulgação
Gigante francês Carrefour anunciou compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão
Gigante francês Carrefour anunciou compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão
Essa cadeia de estabelecimentos representa no total 214 mil metros quadrados de superfície comercial, 90% em propriedade e, no ano passado, efetuou vendas de R$ 4 bilhões, excluindo as taxas.

O grupo francês destacou que essa aquisição na área dos hipermercados de desconto lhe aportará "um segmento de clientela adicional" que complementa sua oferta de estabelecimentos.

O Carrefour se transforma agora no líder da distribuição alimentícia no Brasil em vendas, graças ao reforço de suas posições no Estado de São Paulo.

A companhia francesa, que contava até agora com 109 hipermercados, 34 supermercados da cadeia Carrefour - Bairro e 258 lojas de desconto Dia, registrou no ano passado R$ 12,6 bilhões de faturamento.

A última oferta oficial feita pelo Atacadão ocorreu há cerca de três anos, feita pelo banco Merril Lynch. À época, os donos acharam a proposta de cerca de US$ 650 milhões muito baixa.

Fundado nos anos 60 pelo empresário Alcides Parizotto, o Atacadão pertencia à família Lima e aos executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil.

Ranking

A disputa no setor de supermercados no Brasil está mais acirrada nos últimos anos. Neste mês, foi divulgado que a rede Wal-Mart ultrapassou o Carrefour em 2006 e assumiu a segunda posição, atrás apenas do grupo Pão de Açúcar.

Em 2006, o faturamento do Wal-Mart pulou de R$ 11,7 bilhões para R$ 12,9 bilhões. O líder Pão de Açúcar registrou faturamento de R$ 16,1 bilhões em 2006, contra faturamento de R$ 15,8 bilhões em 2005 (quando somadas as lojas Extra Eletro, o valor de 2006 sobe para R$ 16,5 bilhões). O Carrefour, que ficou em terceiro, registrou leve alta de R$ 12,5 bilhões para R$ 12,6 bilhões de faturamento.

Agora, com a nova aquisição, o Carrefour, que perdeu a liderança a partir de 2000, volta a assumir o topo do ranking do setor.

Leia mais
  • Carrefour aposta em classe C e D e mantém características do Atacadão
  • Bancos ABN e Barclays anunciam plano de fusão
  • Faturamento da Nestlé cresce 6,4% no primeiro trimestre de 2007
  • Pão de Açúcar estima abrir 30 lojas e fechar outras dez em 2007
  • Wal-Mart passa Carrefour e fica em 2º no ranking de supermercados
  • Carrefour contesta ranking e diz que faturamento de 2006 foi maior

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Carrefour
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página