Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2007 - 13h02

Abras confirma Wal-Mart em 2º lugar e revisa números de 2006

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

A Abras (Associação Brasileira de Supermercados) confirmou hoje que o Wal-Mart alcançou a segunda colocação no ranking de supermercados. A rede registrou R$ 12,9 bilhões de faturamento, com uma participação de 10,4% no mercado.

Como antecipado em ranking da revista "Supermercado Moderno", o Wal-Mart ultrapassou a rede francesa Carrefour. Segundo a Abras, a diferença entre eles foi inferior a R$ 2 mil. O faturamento do Carrefour também ficou na casa dos R$ 12,9 bilhões e a participação correspondeu a 10,4%.

Divulgação
Carrefour anunciou nesta semana a compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão
Carrefour anunciou nesta semana a compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão
Na liderança continua o grupo Pão de Açúcar, que em 2006 registrou faturamento de R$ 16,5 bilhões, o que representa uma participação de 13,5% no mercado.

A Abras revisou, nesta quarta-feira, os dados do setor de 2006. Segundo a entidade, os supermercados registraram faturamento de R$ 124,1 bilhões no ano passado, aumento real de 0,6% em relação a 2005. No balanço divulgado em janeiro, o setor havia registrado queda de 1,65%.

De acordo com a Abras, o lucro líquido médio em 2006 ficou em 1,75% sobre o faturamento, ainda abaixo da média de 2%. O investimento realizado pelo setor alcançou R$ 1,8 bilhão em 2006, sendo 38% para novas lojas e 25% para reforma das existentes.

O setor supermercadista fechou 2006 com 73.695 lojas no país, aumento de 1,1% em relação a 2005. Os funcionários somaram 838.047, elevação de 4,6%.

Carrefour

Neste ano, porém, o Carrefour deve voltar a liderar o setor de supermercados no Brasil segundo o faturamento. Isso porque o grupo anunciou, na última segunda-feira, a compra da rede de hipermercados brasileira Atacadão por R$ 2,2 bilhões.

O Atacadão, que tem uma fatia de mercado de 4% no Brasil, possui 34 lojas, 17 das quais localizadas no Estado de São Paulo. Esta cadeia de estabelecimentos representa no total 214 mil metros quadrados de superfície comercial, 90% em propriedade e, no ano passado, efetuou vendas de R$ 4 bilhões, excluindo as taxas.

Leia mais
  • Carrefour compra Atacadão e se transforma em líder do setor no Brasil
  • Carrefour aposta em classe C e D e mantém características do Atacadão
  • Pão de Açúcar estima abrir 30 lojas e fechar outras dez em 2007
  • Wal-Mart passa Carrefour e fica em 2º no ranking de supermercados
  • Carrefour contesta ranking e diz que faturamento de 2006 foi maior

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre supermercados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página