Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2007 - 14h48

Transporte aéreo de passageiros cresceu 7,8% em março, aponta balanço

Publicidade

da Efe, em Genebra
com Folha Online

O tráfego internacional de passageiros cresceu 7,8% em março comparado ao mesmo mês de 2006, o que representa a maior alta anual contabilizada pela Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) no último ano.

A organização, com sede em Genebra, informou nesta segunda-feira (30) que o transporte de mercadorias manteve seu lento crescimento, que foi de 2,3% em março.

No primeiro trimestre do ano, o transporte de passageiros em seu conjunto subiu 7% em relação ao mesmo período de 2006, um bom ritmo que a Iata atribui à "força econômica, que impulsiona a demanda por viagens tanto de negócios como a lazer."

Com um crescimento de 20,4% em março, a região onde o tráfego de passageiros mais cresceu foi no Oriente Médio, cujas companhias mantêm o ritmo de crescimento de dois dígitos que registram há três anos consecutivos.

Com esta alta, o Oriente Médio passou a transportar 8% do tráfego mundial, contra 5% em 2001, segundo as estatísticas da Iata, que também destacou os crescimentos obtidos pelos operadores de África (11,9%), Europa (8,2%), Ásia (6,9%) e América do Norte (5%).

Por outro lado, as companhias aéreas da América Latina foram as que menos conseguiram aumentar seu número de passageiros transportados, com um aumento de 0,5% em março, o que a Iata atribui à reestruturação industrial que ainda afeta boa parte da região.

Parte desse crescimento modesto também pode ter sido causado pelo "caos" aéreo que se instalou em alguns países latino-americanos, como Brasil e Argentina. Ambos tiveram recentemente problemas com greves de controladores.

Mundialmente, o transporte de mercadorias aumentou 2,7% entre o primeiro trimestre de 2006 e o de 2007, devido à "crescente concorrência com outras formas de transporte, especialmente o marítimo, o que faz com que o aéreo cresça abaixo do previsto."

Se for mantida a tendência registrada nos primeiros meses de 2007, o presidente e diretor-geral da Iata, Giovanni Bisignani, advertiu hoje em comunicado que a previsão de crescimento de transporte de mercadorias em 5,5% não será cumprida.

Por regiões, a do Oriente Médio também liderou os crescimentos anuais (12,7% em março), seguida da Ásia (4,5%) e África (3,1%), enquanto na Europa ocorreu uma queda de 1%, na América do Norte, de 0,9%, e na América Latina, de 6,9%.

"As pessoas querem viajar o que gerou recordes, já que as companhias aéreas oferecem aviões mais novos e mais eficientes", afirmou Bisignani, que antecipou que o setor poderia ganhar este ano cerca de US$ 3,8 bilhões.

A Iata representa cerca de 250 companhias aéreas, que operam 94% do transporte aéreo internacional.

Leia mais
  • Movimento nos aeroportos brasileiros cresce 6,59% no 1º trimestre
  • Easyjet lançará programa para compensar emissões de CO2
  • Portuguesa TAP e brasileira TAM anunciam parceria

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Iata
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página