Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2007 - 10h44

Demanda por vôos cresce 20,3% no mês de abril

Publicidade

MAELI PRADO
da Folha de S.Paulo

Mesmo em tempos conturbados para a aviação, a demanda de passageiros aumentou 20,3% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, a maior alta desde junho de 2006. Em março, quando os problemas com os controladores de vôo alcançaram o seu pico, o crescimento foi de 9%.

É o que mostram dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). O bom momento, de acordo com especialistas, pode ser atribuído ao aquecimento da economia e ao fato de as principais companhias aéreas terem baixado suas tarifas.

"Para a aviação, abril é um mês dominado pelas viagens de negócios, estimuladas pela economia mais aquecida", afirma Mel Marques Fernandes, analista especializada da Brascan Corretora. O mês passado, lembra ela, foi mais tranqüilo, após a série de problemas envolvendo os controladores de vôo.

Além disso, diz ela, a Gol, por exemplo, divulgou uma redução de 18% no seu "yield" (média de quanto cada passageiro paga por quilômetro voado) em abril. "Como o mercado é competitivo, imaginamos que a TAM também tenha reduzido o seu", afirma Fernandes.

No mês passado, a Gol cresceu sua participação de mercado para 39,1% -o percentual havia sido de 36,5% em março. A TAM fechou abril com 50,6% (sua participação de mercado em março alcançou 51,7%).

As pequenas voltaram a perder espaço: a Ocean Air está agora com apenas 0,9% do mercado (ante 1,6% em março), a BRA caiu de 2,8% para 2,5%, e a Varig, de 4,5% para 4,3%.

No mercado internacional, a Gol perdeu espaço (caiu de 18,3% para 14,5%) e a TAM subiu de 62,8% para 69,6%.

Leia mais
  • Gol cresce no mercado nacional e TAM dispara nas rotas internacionais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o setor aéreo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página